quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Todos os Nomes


     Quando alguém nos diz que se chama Ana, ficamos sempre à espera de mais qualquer coisa. Quase sempre o nome Ana é um prefixo de outro nome qualquer: Ana Maria, Ana Isabel, Ana Paula, Ana Rita ...  Mas esta é uma ilustre excepção, Ana e apenas isso.
    Não estou a entrar nas paranóias do Sr. José, trabalhador de um cartório, do romance do Saramago que começa uma busca de nomes e vidas anónimas, nada disso ... apenas gosto de nomes. Também não partilho da opinião que um nome encerra o destino de uma pessoa, mas acredito que um nome tem um significado, e não precisa de ser o mesmo para todos nós. Pessoalmente acho que o significado de um nome está ligado a uma caracteristica marcante na personalidade de alguém que conhecemos (e que tem esse nome).
    Um dos que mais gosto é Helena, mas curiosamente a única Helena de que me lembro, era a D. Helena, uma senhora de feições graves, vincadas por muitas rugas e o cabelo grisalho apanhado num carrapito. A D. Helena sempre que passava por mim na rua, esboçava um sorriso sem dizer uma palavra. Na minha timidez de adolescencia levantava os olhos do chão e deparava-me com aquela face dura, iluminada por aquele sorriso, um dos mais doces e sinceros de que me lembro.
   Sempre achei que se um dia tivesse uma filha se chamaria Maria Helena, mas a vida dá muitas voltas, não é? : )

2 comentários:

  1. Está tão linda a placa,a bonequinha é um charme.A Ana vai adorar.Jocas

    ResponderEliminar
  2. A placa está um mimo, linda!
    Em vez de Ana também fica bem Luisa (sorrisos)
    percebeste?
    beijinhos da Luisa

    ResponderEliminar