quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reciclando latas e uma aventura na decoupage :)

   




    Há já muito tempo que ando com uma palavra na cabeça "decoupage". Toda a gente me dizia "é muito fácil" e eu confesso que torcia o nariz ... "humm ... pode ser ..."  mas ... há sempre um mas!! 
    Fui guardando as latas e sempre adiando a experiência, até que há dias reparei que já tinha 6 latas vazias a ocupar espaço. Entre a tentação de mandar tudo para o lixo e a curiosidade de experiementar a tal de decoupage, lá fui experimentar a reciclar as latas.
    A primeira experiência não correu bem, muita cola, acho eu ... o papel ficou enrugado e quando tentei esticar, o papel começou a desfazer-se. 
    Solução: lavar a lata e recomeçar de novo, e na próxima não colocar tanta cola! As outras experiências também não foram brilhantes, só as últimas latas que fiz, posso dizer que ficaram razoávelmente bem.
    No final não digo que fiquei particularmente entusiasmada por esta técnica, mas reconheço que tenho visto trabalhos muito bonitos que a utilizam. De certeza que vou voltar a experimentar quando surgir oportunidade, mas ... sem pressas.

     Como fiz:
    Comprei uma base para metais, foram precisas várias camadas (3) para conseguir tapar os desenhos das latas. Depois pintei de uma cor base e por cima pincelei com outra cor e deixei secar. Recortei os guardanapos, retirei as duas folhas de baixo do guardanapo e colei a de cima, pouca cola na lata. Depois é alisar o papel com um pincel com um pouco de cola. Se ficar alguma bolha de ar, com jeito, pode-se tirar, eu coloquei um saco de plastico no dedo e fui pressionando ... Por fim, passar o verniz para dar o acabamento.

    Se alguém, tiver alguma correcção a fazer ou dica a acrescentar ao processo que utilizei, sinta-se à vontade para o fazer, pois criticas positivas e novas aprendizagens são sempre MUITO bem vindas!!

    E já agora parece que iniciei aqui em casa um movimento de reciclagem de latas :) pois das 6 que tinha só reciclei 5, e já me avisaram que tinha que fazer a outra com o Faísca. O consumo do chocolate para o leite, também aumentou cá em casa na expectativa de obter nova lata vazia :)

Antes ...

14 comentários:

  1. Olá,o processo que usou está correto e parece-me
    que ficou muito bem pode continuar...
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. olá, tudo bem?
    que bom...experimentaste esta bonita técnica nas latinhas.
    gostei imenso,parabéns.
    também podes sempre usar qualquer outra latinha...
    antes de passares a tinta na lata retiraste todo o papel e passaste alcool para retirar todos os pedaços de cola ou outras coisas?!
    fica bem,jinhos***

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa.
    As latinhas estão uma tetéia.
    São sempre assim,várias demão para cobrir as letras,eu lixo um poco com uma lixa bem fininha.
    Que bom que aumentou o consumo,assim vai ter bastante para pintar.
    bjtos.Nile.

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa,
    as latinhas ficaram muito giras, não só foi uma reciclagem como um bom treino...e eu digo que O TREINO FAZ A PERFEIÇÃO e o dominio da técnica..
    Bjs e um feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Oi!!
    Ah eu também vejo trabalhos ótimos com decoupage, mas não me animo....cola e tinta não são a minha praia, e ficar esperando secar....não tenho paciência, rsrs.
    Mas suas latas ficaram bem legais!!
    Parabéns pelo trabalho.
    bjs e um ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresa, obrigada por sua visita. O bom do artesanato é que fazemos o que gostamos e podemos faturar com isso. Algo talvez como " a necessidade faz o hábito". É fantástico!!
    Adorei as latas. Tenho algumas aqui em casa e estava meio sem saber o que fazer! Agora surgiu uma luz, rs...
    Bj.

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresa!
    As latas ficaram bem giraças, gostei muito. Bom domingo e beijocas
    Helena

    ResponderEliminar
  8. Boa Tarde,

    Antes de mais nada gostaria de agradecer pela sua visitinha e pelo seu comentário..
    Essas latinhas ficaram lindas demais..
    Obrigada por dividir os seus trabalhinhos..

    www.arteseriscos.com

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Passei para ver as tuas novidades e para te desejar um bom fim de semana.
    Adorei as latas.
    Beijinhos
    Cat

    ResponderEliminar
  10. Olá linda, está a decorrer um MEGA Passatempo no meu blogue. Espero pela tua participação!! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresa, como vai???
    Para primeira experiência nessa técnica, até que a amiga não se saiu nada mal, parabéns!!!
    Também já experimentei "decoupagem" numas latinhas, e achei que não ficaram lá grande coisa, por isso até nunca as mostrei, mas quem sabe um dia??? Agora olhando para elas, até acho que estão razoáveis!!!
    Bem,,,, mas vamos a outro assunto, e afinal o assunto que me trouxe aqui hoje,,,, convido a amiga a dar uma olhada no Vídeo do sorteio do 4º quadrinho no meu blogue,,,, acho que vai encontrar uma agradável surpresa para si!!!!
    Depois conte-me o que achou, ok???
    Um grande abraço Lusitano para si, desde o Brasil, Zé Maria

    ResponderEliminar
  12. Olá Teresa :)

    Passei para deixar um beijinho e adorei as latinhas!

    Ana Flor

    ResponderEliminar
  13. Olá como vai? Tudo bem?
    Que vc tenha uma semana abençoada e produtiva, bjos

    ResponderEliminar
  14. Muito bonito seu trabalho de reciclagem das latas.. também comecei a fazê-lo! dá uma passadinha no blog: ahartes.blogspot.com
    bjos

    ResponderEliminar