sexta-feira, 9 de março de 2012

Tapetes de arraiolos - como fazer as franjas

    Este tapete já tem muitos anos, foi o primeiro trabalho de arraiolos que fiz, e já na altura estes trabalhos serviam para aliviar o stress das épocas de exames. Nunca o tinha mostrado porque já tem muito uso e muitas lavagens. 
(*1)

    Mas tenho recebido alguns emails a perguntar se eu sei como se fazem as franjas dos tapetes, na resposta envio sempre esta imagem (*), pois foi aqui que aprendi a fazer, mas isso não quer dizer que as franjas dos meus tapetes tenham sido feitas por mim. Porque não foram!! ehehe ... comprei ! E porquê? Primeiro porque não tenho tear, e como não faço arraiolos para vender, achei que não valeria a pena o investimento de 50 euros num tear. Depois porque dá para improvisar um tear, mas dá trabalho fazer a franja porque tem que ser cosida, senão desmancha-se.  E as duas fotos que mostro dos tapetes que fiz são exemplo disso: a primeira foto(*1) mostra a franja feita há muitos anos ( quase 20 ... ) por uma senhora do Cartaxo que sabia bem o que fazia, continua perfeitinha, a segunda foto (*2) mostra uma franja feita apenas  há alguns meses numa loja em Lisboa e ficou assim logo na primeira lavagem. Quando estava a coser a franja no tapete, reparei logo que as laçadas não estavam cosidas, imaginei que se fosse desmanchar tudo, devia ter reclamado ... 

(*2) E o tapete que mostro aqui

    O meu conselho é que se tiverem paciencia vale a pena fazer a franja, mas sigam todos os passos da imagem(*) e cosam as laçadas!! :) se não tiverem paciencia, mandem fazer, mas num sitio onde tenham alguma confiança, porque pelo que já estive a ver vai dar-me mais trabalho reparar a franja do que fazer uma nova. 

(*) imagem retirada  deste blog  http://dicas-arraiolo.blogspot.com/   muito bom para quem quer aprender .... 

   Bom trabalho e a frase do dia é "o barato sai caro!" ....  :)

11 comentários:

  1. olá:)
    obrigada pelo carinho e pela visita, tb lhe quero dar os parabens pq o seu tapete está lindo
    bjinhos grandes e bom fim semana

    ResponderEliminar
  2. Pode não ser novo o teu tapete, (nem se nota esta muito estimado) mas o valor de o fazer supera todo o trabalho que da realizar lo..
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu fiz umas franjas para um dos meus tapetes, os outros mandei fazer e cozer na loja.
    Não me entendi muito bem com o "aparelhometro" que comprei.

    jocas

    ResponderEliminar
  4. Olá vim conhecer seu Blog,e gostei
    tem muitas coisas lindas por aqui
    Desejo toda sorte,e que tudo seja
    um sonho realizado
    Abraços com carinho Rita!!

    Venha me visitar
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Oi Teresa, tudo bom?!??
    Minha querida seu tapete nem parece ter os anos de estrada que você diz, esta muito bem conservado, bonito mesmo, eu diria que seu tapete esta um senhor bonitão ( eu ia dizer "coroa enxuto" mas não sei se você conhece a giria aqui do Brasil)
    Um grande abraço minha querida e fique com Deus.

    ResponderEliminar
  6. Seja muito bem vinda ao meu cantinho!!
    Amei tudo por aqui!

    Uma excelente semana para ti!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Seu cantinho é adorável.
    E esse trabalho, especificamente, é lindo!!!

    Abração e ótimo dia.

    ResponderEliminar
  8. Olá, jã fiz 3 tapetes arraiolo menores mas estou pra começar um de 2.50 x 1.80 e sei que vai dar um trabalhão. Lí algumas dicas no google mas fiquei com dúvidas.
    sempre bordei da esquerda p/a direita,mas dizem que o correto é uma carreira esqq.p/direita e voltanto da direita p/esquerda, é correto isso? Devo bordar os motivos até a metade do tapete e depois virar e bordar a outra metade ou posso fazer tudo direto de baixo p/ cima? Não dá no mesmo?
    Qual a solução mais prática qdo fica muito pesado? Obrigada pelas dicas e bom trabalho.
    Abraços
    Eva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eva, peço desculpa por só agora responder, mas tenho estado de férias. Se me deixar um email eu mando-lhe umas imagens com explicações que a vão ajudar.
      Respondendo à sua pergunta deve bordar uma carreira da esquerda para direita, faz o ponto subir por dentro para a carreira de cima e continua a carreira da direita para a esquerda. Eu eu não sou especialista em arraiolos, mas faço assim: começo sempre por bordar os motivos da barra À volta do tapete, depois faço os motivos do centro e faço o enchimento do centro e por fim o enchimento da barra. Quando é um trabalho grande e pesado, coloco em cima das pernas e ponho o braço por baixo , de modo a sentir com a mão a agulha para não apanhar o ponto da outra parte que está dobrada.
      Não sei se ajudei grande coisa, é dificil explicar assim ... outra coisa, as vezes é dificil puxar a agulha, há quem tenha sempre um alicate por perto.

      Beijinhos e se tiver mais dúvidas, esteja À vontade para perguntar, eu também não sei grande coisa, mas no que puder ajudar, é de boa vontade.

      Eliminar
    2. obrigada pela sua resposta e bom ano de 2013 pra vc. Espero que possa realizar todos os seus desejos. Já comecei o tapete e estou fazendo mesmo como sou habituada, isso é, da esquerda p/direita. Tenho tb dificuldades qdo vou bordar contorno de flores,ao passar para o ponto de cima.Não consigo deixar o avesso bem feito como nas bordas onde o bordado é direto e fica tudo bonito. Acabo deixando a lã cruzada porque não sei como fazer. Gostaria de fazer um avesso como se deve mas dá muito trabalho. Se vc tiver algumas dicas vou agradecer. Meu email é motaeva@libero.it
      Obrigada e um abraço.

      Eliminar
  9. ola, encontrei hoje o seu blog e amei, eu gostava de saber o que coloca para o tapete não escorregar?

    ResponderEliminar