quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Caderno em tons de primavera :))

    Num inverno com frio, chuva ... geadas e tudo o que lhe é devido e nos faz falta, estes dias de sol, são verdadeiros brindes ... Aqui no canto da velha, abrimos as janelas todas ... e fizemos do sol, nosso convidado. Apetece andar na rua, correr na relva, olhar para o céu de olhos fechados e deixar o quentinho do sol bater na cara ... abrir os braços e abraçar o mundo!! que BOM !! Vamos todos aproveitar o dia de sol, porque amanhã pode chover .... :)

     E para comemorar um dia primaveril, aqui fica um caderno com ar a condizer. 
    Este caderno não tem dono e vai para a página "banquinha de artesanato" no menú por baixo do cabeçalho, onde vou colocar todas as caracteristicas e condições para quem estiver interessado ...  Conto nos próximos dias ir lá colocando mais trabalhinhos.

   Fiquem bem, e sorriam muito!!


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Anjinhos ...


Olá a todos .... :)

     Lembram-se destes anjinhos? Mostrei-os na altura do Natal, ainda não estavam prontos. A ideia que tinha para a moldura era completamente diferente. Fiz, mas desfiz em seguida porque não gostava muito. Mas agora... assim ...  gosto deles!   :))




    Hoje por aqui reina uma grande animação, os trapinhos deram lugar aos doces ... :)  a velha não é uma cozinheira de mão cheio ... não é! ... mas gosta e dá-lhe algum ânimo a parte da pastelaria ...  então deixemo-la com as suas (poucas) artes culinárias, se isso a deixa feliz.

    E a vocês ... quais são as pequenas coisas que vos deixam felizes? :)
  
    Até breve!!


   

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Caderno romantico :)






    Mais uma encadernação ... bordados... alfazema ... fitas ... laços ... são os ingredientes secretos  que fazem a velha feliz.  :))
    
    Este já tem dono, mas já estou a fazer mais ... não sei se já viram, mas tenho um menú por baixo do cabeçalho do blogue ... tem uma opção que diz "banquinha de artesanato" a ideia era colocar lá algumas artes sem dono, com toda a informação necessário para quem quisesse ... mas o tempo tem passado e a banquinha está vazia ... pode ser que os caderninhos que estão em andamento cheguem lá :))

Bom fim de semana ... obrigada aos novos seguidores, acho que já retribui a visita a todos, e até breve. 

    

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cortinados para a cozinha

    Os cortinados da cozinha já têm uns bons anos e foi a mãe da velha quem os fez. Porque gosto muito deles, porque foram feitos na medida certa e nos tons desejados, nunca encontrei outros pelos quais sentisse, que valia a pena substituir estes. No entanto, e principalmente no inverno, esta cozinha pede mais luz natural e os cortinados são um pouco opacos, pelo que sempre que o inverno chega sinto que a "coisa" pede uma mudança. E foi desta !! 
     
     Mas será que vale a pena fazer os cortinados, ou sai mais barato comprá-los?
     Vamos a contas!

      - comprei dois tecidos: o tecido mais fino ficou em 15 euros, porque como cortei na altura do tecido, deu para fazer os dois cortinados para a janela, depois comprei o tecido mais opaco que ficou em 11 euros, para fazer a barra do meio, a da bainha e as alças em cima - comprei 1 metro, mas sobrou bastante. Comprei um carrinho de linhas 1,5 euro e 6m de grega ( foi mesmo à justa ... à justinha .... :) e ficou em 2 euros e 40 cêntimos; as linhas para bordar tinha em casa ... Tudo somado gastei 29,9 euros. Por este valor, penso que se consegue comprar cortinados já feitos ... mas na minha opinião falta-lhes aqueles apontamentos que podemos sempre colocar ao nosso gosto ...  A este valor falta somar o valor do tecido dos pendentes, que não comprei porque só substitui o cortinado interior.

      E a velha gosta? :)
      Sim ... quero dizer ... gosto mais dos antigos, mas utilizando os pendentes que já tinha, até fica mais ou menos bem ... e aposto que por esta altura certos pensamentos ocorrem na cabeça da mãe da velha ... " esta minha velha nunca está satisfeita"  :))))))) é que já ouvi esta frase mil vezes .... :))))))))))  


      

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As artes da sogra da velha :)

       
   Tinha tanta coisa para fazer, que só me apetecia não fazer nada ... ficar sentadinha no meu canto a olhar para o trabalho, na esperança que ele sumisse da minha vista, incomodado com tremendos olhares. Mas, na improbabilidade de tal acontecer, coloquei de lado as "artes", que é como quem diz, dei folga à velha, e fiz-me à vida ... ou melhor: ao trabalho.

    Se estiveram atentos repararam que eu disse "tinha" e não "tenho" .... tratando-se de um trabalho chato, alegra-me a conjugação do verbo no passado ... ehehehehe!!!! E agora, durante 10 minutos vou sentar-me no tal canto, sem fazer nada ... a contemplar obra feita e sem ter o tal do "trabalho chato" a olhar para mim .... Mas, talvez seja melhor ficar de olhos fechados, e colocar as contemplações noutro plano, não vá ele - o trabalho chato - estar à espreita em qualquer lado para apanhar-me  desprevenida ... porque quando pensamos que já o controlamos, lá aparece ele e recomeça tudo novamente ...

    E porque a velha está de folga, hoje deixo aqui outras artes, as artes da sogra da velha. É bonito, não é? E sabem de onde vem este mel? Da Serra do Caldeirão!! E este é muito bom!!!

    Nota: por trabalho chato, entenda-se: passar a roupa ferro ...  bahhhhh!!!!
   



    



      

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A velha e os doces ...

     A velha, nos últimos tempos, sentiu que estava a ficar gordita, mas não se sentia com muita coragem para dietas ... não fosse uma pessoa conhecida e mais atrevida que o disse com todas as letras e ainda acrescentou um "...  não te conhecia, estás tão diferente"  e provavelmente a velha nunca tomaria tamanha decisão: mudar o estilo de vida!! Mexer-se mais é o tópico principal, depois alguns acertos na ementa ... principalmente no pão que a velha adora e devora ... feito cá em casa ... com manteiga ... com chouriço ... com tudo ou sem nada é uma verdadeira perdição.

      Por isso, nem estas bolachinhas feitas com farinha integral, aveia e mel; que confirmava a receita serem integrais e dadas a dietas - coisa que a velha desconfia devido à quantidade de manteiga, mel, açucar, chocolate e outros ingredientes bem gulosos que contêm - dizia a velha, que nem uma ficou cá por casa ... lá seguiram todas dentro de mais uma latinha reciclada, forrada com tecido onde se fez um bordadito ... só para dar aquele mimo de que a velha gosta ... :)

    Quanto às dietas, ninguém dá muito por elas, nem acreditam que seja "sol de muita dura", mas cá está a velha para provar que estão enganados !!! É desta amigos ... é desta !!!! ..... a ver vamos .... :)))))
      
  

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

E viva o sossego!!



Depois da tempestada, a bonança :)
E é isto que se sente por aqui, depois da agitação das festividades, do corre-corre das compras, das guloseimas, das dietas ... dos enfeites de Natal, dos presentes ... enfim a paz! Sabe bem voltar às comidas mais simples ... sabe bem o silêncio - já não aguentava mais, ouvir o jingle bells!.  Eu gosto do Natal, gosto muito!! Mas só da outra parte ...  :)




E agora trabalhos!!
Um bloco de notas a fazer pandam com uma bolsinha para trazer na mala ... foi feito com muito carinho e entregue em mão a uma pessoa muito querida ... acho que gostou ... mas a velha fica sempre sem graça com os elogios ... parece uma adolescente :) chega a corar e tudo!! E nunca sabe o que responder .... ó velha tonta !!!!




terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mini bolsinha de costura

    Já tinha feito destas bolsinhas de costura  ... algumas até mostrei aqui, mas agora inverti o efeito, coloquei o feltro por dentro e o tecido por fora, mas o modelo continua o mesmo.

    Esta é minha!! Ter um alfinete, uma agulha e umas linhas à mão, dá sempre jeito numa aflição ... como aquela que aconteceu à velha um dia destes ... não, nem me atrevo a contar !!!   :)) 




    E para terem uma ideia do tamanho a velha tirou uma foto com ela na mão. É mesmo uma mini bolsinha de costura.




domingo, 6 de janeiro de 2013

Oficialmente aberta a época das mimosices ... :)

 ... e é com este marcador para livros que abrimos a temporada de 2013 !!

 Um marcador, com aquele ar inocente de que a velha tanto gosta ... contrastando com a desesperança e a poesia sofrida da grande Florbela Espanca.



Bom ...  Dia de Reis!!


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

E depois das férias ...



    Quem conhece bem a velha, sabe como ela é gulosa, quem não a conhece assim tão bem, depressa o adivinha ... a velha também não esconde ... :) Talvez por isso a Pinta Roxa lhe tenha enviado este miminho. Os biscoitos desapareceram em três tempos ... eram bons!!! ... fica o frasquinho como recordação. 

     Obrigada Pinta!! 

    E é com este agradecimento que a velha retoma as suas artes aqui no blogue. Tem andado uma molengona, esta velha ... deixando os trapinhos, linhas e tintas ao abandono. Mas ano novo, vida nova!! 

    Feliz 2013 para todos !!