domingo, 31 de março de 2013

Páscoa Feliz!

Enganchar, enganchar ... pr'amanhã mandar rezar!  REZA!!!

    Esta era uma das brincadeiras da velha, nos seus tempos de menina. Enganchava-mos, (com os nossos colegas)  os dedos mindinhos da mão direita, e repetiamos esta lenga-lenga. No dia seguinte quem dissesse primeiro "Reza" ganhava ... e não passava disto ... e durava até à Páscoa ... e andavamos contentes!! :)




    A velha, nestas últimas semanas, não tem andado dedicada a estas artes ... mas, mesmo assim,  ainda fez três destas bonequinhas fantoche, para oferecer às princesas cá do sítio. Faltam as outras, não houve tempo para foto ....mas são todas "quase" iguais. 

    E amanhã já é a sério :), a velha volta ao trabalho!!

sexta-feira, 22 de março de 2013

E digam lá se não há gente boa?!

    Há dias partilhava por aqui uma vontade enorme de fazer uma manta em crochet. Melhor, eu queria transformar um saco malfadado por lãs sem rumo, sem fio nem pavio em algo útil: uma mantinha, quentinha para o aconchego do sofá. No entanto a ruga da preocupação, aquela que fica entre os olhos, mesmo por cima do nariz, começava a franzir, à medida que o projecto manta avançava, as lãs diminuíam a um ritmo consideravel e preocupante ... não iam chegar! 
    Foi então que alguém me sussurrou ao ouvido um ... tenho uma caixa cheia de restos de lã ... estão uma bocadinho embaraçadas umas nas outras, mas tem bastantes cores ... se quiseres, são tuas! ...  - Não!!, nem pensar ... eu quero despachar as minhas, não quero mais sacos, nem saquinhos, caixas ou caixinhas com confusões ou embaraços de lãs por perto. 
    Mas ... eis que me chegam ao atelier as lãs desgovernadas, mas agora num aprumo de fazer inveja a qualquer um: novelos primorosamente enrolados, onde nem uma ponta escapa ... agrupados por cores e organizados em sacos ... e ainda com uma nota de rodapé  que diz que, se não quiser o que sobrar, posso devolver ... 
    E digam lá se não há gente boa? ... eu cá estou rodeada por elas!! excepção feita para esses senhores do governo que me lixam a vida todos os dias ...




sexta-feira, 15 de março de 2013

As artes da mãe da velha ...

Estas artes são da mãe da velha, D.Dina ... é bonito, não é?
Estas são umas mãos muito prendadas ... 

Bom fim de semana ... e aproveitem o sol que vos espreita pela janela, e façam com que vos bata no rosto !!
Quanto a mim, é possivel que não apareça por aqui na próxima semana ... mas a velha volta !!   :) 

Fiquem bem ... e já sabem ... com aqueles sorrisos que até faz doer o maxilar :)


terça-feira, 12 de março de 2013

Projecto: Manta ... finalmente! :)

    Este é um projecto muito antigo. Sempre que  via na net uma manta, fosse de retalhos ou de crochet, ficava delíciada e a pensar : um dia faço uma! Guardava imagens, tirava ideias, mas nunca passava o sonho a realidade, faltava a coragem ...  Mas há sempre um dia ... aquele dia em que se fecha os olhos e aí vamos nós !! :) 

    Num saco guardado num canto do roupeiro, andavam numa guerra constante muitos novelos de lã, isto porque de vez enquanto, dá-me na real gana uma vontade enorme de fazer malhas e crochês    ( como é que isto se escreve em bom português, alguém sabe? )  compro as lãs, começo alguma coisa, mas não passa daí. Em breve o trabalho vai parar ao "saco" e ... até nunca mais. Foi numa das muitas tentativas de por ordem naquele saco, que sempre que lhe tocava desencadeava uma enorme trapalhada de lãs embaraçadas, endiabradas, enguiçadas ... e sei lá que mais ... que veio a decisão: ou vai para o lixo, ou faço alguma coisa disto. Lixo, está fora de questão! Então não resta outra saída: a manta que andava há anos num adiamento constante!!



    Comecei há poucos dias e confesso alguma surpresa com o progresso do trabalho. para isso muito tem ajudado a terrível programação das televisões.  Bem hajam senhores directores das grelhas televisivas e cabecinhas pensantes!! 
    A ideia inicial era fazer  quadrados em crochet e outros em retalhos, acho que ficava  gira, mas não tenho muita vontade de pegar na máquina de costura ao serão, assim, fica só em crochet e depois logo se pensa no acabamento.
     Para já, as cores estão limitadas ao que existe no saco. Mas, o saco que parecia gigantesco e ter lãs que chegavam para muitas mantas, está a diminuir de volume com grande rapidez o que me leva a duvidar se as lãs chegam ...

... uma camisola feita com estas rosetas, também não ficava feia ...  :)


segunda-feira, 11 de março de 2013

Princesas dedoche

    Só passei por aqui para deixar estas princesinhas dedoche ... e para dar um sinal de vida, não vá alguém pensar que a "velha"  se finou ... :)
   Muito trabalhinho tem ocupado o tempo da velha, não é trabalho destas artes ... mas das outras,  e enquanto as outras "artes" não dão descanso, estas vão-se acumulando ...  ai, ai ...





segunda-feira, 4 de março de 2013

Dedoche homem-aranha

    Não é muito fácil fazer trabalhos em feltro para meninos naquelas idades dos 5 ou 6 anos, já são crescidos demais para brinquedos de "bebés"  ...  Mas, depois de pensar um bocadinho e de fazer uma pesquisa pela net, surgiu a ideia dos dedoches ... Super heróis!! Para já  aqui ficam os homens-aranha ... mas há mais na forja :)