sexta-feira, 1 de abril de 2016

A velha na cozinha - receita de nutella

    Com as crianças em casa, não ouso sequer pensar em costuras ou bordados ... Elas preenchem todos os espaços do meu dia ... Ó mãe ... ó mãe ... ó mãe :) 
    Nas férias, esta casa é uma animação ... imagino - ou não - como será um dia, em casa de uma família numerosa ... 

    Hoje foi dia de fazer Nutella :)

   Muitos dos produtos processados que antes compravamos, agora são feitos em casa. A internet ajuda, mas também baralha ... :) 
    Cá em casa, há mais de dez anos que fazemos o nosso pão ...depois começamos a fazer as bolachas e os biscoitos ... os iogurtes ... a granola ... enfim, já são poucos os processados que fazem parte da lista de compras. Não foi uma transição rápida, mas tem sido progressiva e contagiante ... apetece sempre mais ... não sendo uma cozinheira de mão cheia, são muitas as tentativas falhadas ... muitas as receitas testadas, que prometem ... mas comigo não cumprem ... e volta tudo ao início ... pesquisar, testar ... até acertar :) 
    Por vezes saí mais barato fazer em casa, mas nem sempre é assim ... tenho dúvidas que esta receita de nutella seja um desses casos devido ao preço elevado das avelãs, mas em contrapartida é um creme de avelãs que sei do que é feito ... avelãs! 
   
    Aqui fica a receita, que de entre as que experimentei, foi a que mais gostei ... os miúdos continuam a preferir a nutella  de compra ... mas eu não ... Esta tem um sabor intenso a chocolate e as avelãs .... ai o sabor das avelãs ... ;)

1 chav. avelãs
4 colheres de sopa de cacau
2    »                 »     manteiga
3    »                 »     leite
2    »                 »     mel
1 pitada de sal fino
1/2 colher chá essência baunilha

       Tostar as avelãs no forno durante 15 minutos. Depois esfregar com pano para lhes tirar a casca. Picar as avelãs com um liquidificador ou picadora durante alguns minutos até ficar uma pasta cremosa, depois juntar os outros ingredientes e voltar a bater até obter um creme suave. Se estiver um creme muito denso, juntar mais leite ou mel se acharem pouco doce.     
    Rende uma caixa e meia, como as da imagem.
    

    
    Muito simples  ... ás vezes assusta a ideia de começar a fazer estes alimentos em casa, mas depois de meter as mãos na massa ... o medo passa, porque não é nada do outro mundo. Este pãozinho também é fabrico próprio, está um bocadinho pálido, mas é da foto ... ;)



    Este post é dedicado, principalmente aos amigos, assim, quando me pedirem a receita, já posso dizer «vê no blogue»... em vez de procurar caneta e papel ...



12 comentários:

  1. Boa idéia, irei experimentar!
    Beijinho e um bom fim-de-semana
    *capinha*

    ResponderEliminar
  2. Tem muito bom aspecto !! Tambem adoro fazer experiencias na cozinha especialmente em dias de chuva !!
    bjos*

    ResponderEliminar
  3. Depois de se começar a fazer as coisas em casa não queremos mais voltar para as de compra. Por mim falo pois cá em casa também entram pouquíssimas coisas de compra. A nutella ficou fantástica! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho um passatempo na minha cozinha, se gostar, participe! Terei muito gosto! cozinha100segredos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá: adorei o blog, cheio de artes e miminhos lindos e delicados. Esta nutella caseira deve ser uma maravilha e realmente sabemos o que estamos a comer.A de compra acho muito artificial ( ai os miúdos!!!) ,mas esta está divinal!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Essa tendência -fazer alimentos em casa - é muito inspiradora.
    Com a Bimby inicio esse percurso.
    Bom fim de semana, querida.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Essa tendência -fazer alimentos em casa - é muito inspiradora.
    Com a Bimby inicio esse percurso.
    Bom fim de semana, querida.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Também não conhecia este blogue mas fiquei feliz por conhecer, já vi que por aqui passam coisas muito bonitas feitas por alguém com muita habilidade! :)
    Quanto a esta nutella acho que ia adorar ainda mais do que a de compra pois não leva certos ingredientes que não me agradam na de compra. Agora comia umas quantas bolachas Maria com essa nutella. :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Olá boa noite!
    Fiquei muito feliz com a sua visita. Quanto á sua receita deve ser deliciosa, vou levar. Bom fim de semana
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Essa nutella está com um aspecto bem guloso. Eu sou também da opinião que os produtos feitos em casa são sempre melhores (sabemos o que comemos) e já estive para fazer em casa a nutella mas ainda não me aventurei porque não sou a maior fã desse creme. mas qualquer dia ainda me aventuro mesmo porque tenho por aqui um apreciador :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  11. Já ando ha muito tempo para experimentar fazer nutella em casa, mas o meu picador resolveu avariar e ainda não comprei um novo.
    Agora fiquei ainda com mais vontade pois esta nutella está com um aspecto delicioso :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Já tive para fazer várias vezes, mas fica sempre para outro dia. eu adoro chocolate, mas estas coisas de barrar ou rechear não é a minha onda, já a joana come nutela ás colheradas. bem que podia fazer...
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar