quinta-feira, 14 de abril de 2016

Iogurte caseiro - sem iogurteira

    Começo por dizer que não é de todo a minha intenção transformar este blogue, num blogue de culinária ... até porque linhas, tecidos  e gorduras não combinam e fazem uma grande "salganhada" :) Mas vou partilhando algumas receitas básicas que fazem parte dos nossos dias aqui em casa .... e desta vez são os iogurtes!

    Já há muito anos - mais de 10 - procurei por todo o lado uma iogurteira, e a resposta era quase sempre a mesma " não temos, já ninguém usa isso!"  alguns anos depois, encontrei-as por acaso nas grandes superfícies, mas não comprei porque o preço dos iogurtes era bastante acessível, e com a vida intensa - emprego, filhos pequenos, casa, etc,etc ... - não havia tempo para essas coisas ... Mas, há algum tempo atrás, quase por acaso, li um artigo sobre os iogurtes caseiro e como era fácil fazê-los em casa, sem iogurteira. Li também que muitos iogurtes que compramos, de iogurte só têm o nome, porque basicamente são  sobremesas ...com muito açúcar, muitas natas e muitos "pózinhos de perlimpimpim" com sabores e texturas  para todos os gostos. 

      E foi assim que comecei - a medo - a fazer os iogurtes. Resultou bem, não dá trabalho quase nenhum, e por isso já faz parte das rotinas cá de casa.

    A receita é simples e o sabor não tem comparação com os de compras. Eu, que não gostava de iogurtes naturais, consigo comer estes sem esforço absolutamente nenhum. Não são ácidos, são suaves e agradáveis ao paladar ...
    Cá em casa, normalmente consumimos leite gordo e se há quem diga que a lactose é um dos venenos dos nossos dias, também há quem diga que a introdução do leite na alimentação humana, há cerca de 10 000 anos atrás com  o desenvolvimento da agricultura, foi um dos elementos essenciais para o desenvolvimento da qualidade de vida, como não estudo estas coisas , só sei o que me dizem ... vou ficando pelo que considero ser o bom senso :) bebo o meu leitinho, que adoro, mas sem excessos  ...

    Para fazer os iogurtes,  uso preferencialmente o leite do dia, gordo, mas quando não tenho leite do dia, faço com leite pasteurizado e corre bem. Já li na net, que há quem faça com leite magro e também fica bom.




Receita para 1 litro:

    Começar por aquecer 1 litro de leite do dia (pode ser pasteurizado), até aos 50 º , quem não tiver termómetro, faça o teste do dedo - colocar o dedo dentro do leite, se conseguir aguentar o dedo por alguns segundos sem queimar, está bom. Se estiver muito quente deixar arrefecer,  para não matar as bactérias do fermento que se vai adicionar.
    - Juntar ao leite morno, metade dum iogurte natural de compra, ou a mesma quantidade dum iogurte feito em casa. Desfazer o iogurte num bocadinho de leite, e só depois juntar ao leite morno, senão vai ficar cheio de grumos.  
     - Adicionar uma colher de sopa de açúcar - para quem como eu, não consegue comer o iogurte sem estar um bocadinho açucarado :)

    -Mexer bem, dividir o iogurte por recipientes previamente escaldados com água a ferver - para ficarem quentes e ajudar na fermentação - e deixar, embrulhado numa manta, no forno pré-aquecido a 50 º, mas desligado, durante 12 horas - deixo de um dia para o outro. Se colocarem fora do forno com um saco de água quente também resulta.

Depois é dar asas à imaginação :) nós por cá gostamos de juntar pedacinhos de chocolate picado e fica um iogurte stracciatella :) é o preferido cá em casa; com frutos secos, ou muesly; com fruta fresca ou compotas, ou simplesmente natural: deliciem-se!!  :) 

Se quiserem mais informação ... receitas e variações do iogurte ... iogurte grego ... basta uma breve pesquisa na net, pois já há muita gente a partilhar informação. Cada vez há mais adeptos da alimentaçãos caseira. Nós, por cá ... estamos conquistados :)




20 comentários:

  1. Boa tarde
    Gostei deste seu cantinho. Muito obrigada pelo carinho ao meu blogue.

    Gostei de ler a receita para o yiogurte


    Beijo, um resto de dia feliz.

    Coisas de Uma Vida 172

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o carinho.
      beijinhos e tudo de bom!

      Eliminar
  2. Muito legal essa receita! Já fiz muito ! Hoje não faço mais,rs bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Que giro, não fazia a mínima que dava para fazer iogurtes sem uma iogurteira, obrigada pela receita! Beijinhos :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Passei p/agradecer a sua visitinha e acabei ficando por aqui. Embora meu blog seja de culinária eu adoro artesanatos e até me arrisco em alguns (poucos kkk). Fiquei te seguindo pq achei seu blog muito bom mesmo. Parabéns!
    Eu sempre faço iogurtes e acho que a vantagem dos caseiros é justamente em não levarem conservantes.
    Bjssss

    ResponderEliminar
  5. Passando para conhecer seu blog, amei a receitinha de iogurte e irei fazer com certeza!
    Te convido a vir conhecer meu cantinho também, já estou por aqui com muito gosto! Bjo

    ResponderEliminar
  6. Olá, obrigada pelas visitas ao meu blog.
    Gosto bastante do seu com lindos trabalhos. Gostava de saber fazer alguns trabalhos manuais mas além do pouco jeito a paciência falta. De tempos a tempos lá faço uma coisa ou outra, mas na verdade não é uma coisa que adore.
    Costumo fazer iogurtes caseiros mas na iogurteira. Mas é sempre bom saber outra alternativa.
    Quanto ao livro do Domingos Amaral, este é o segundo da trilogia, o 1º saiu no ano passado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Olá, obrigada pelas visitas ao meu blog.
    Gosto bastante do seu com lindos trabalhos. Gostava de saber fazer alguns trabalhos manuais mas além do pouco jeito a paciência falta. De tempos a tempos lá faço uma coisa ou outra, mas na verdade não é uma coisa que adore.
    Costumo fazer iogurtes caseiros mas na iogurteira. Mas é sempre bom saber outra alternativa.
    Quanto ao livro do Domingos Amaral, este é o segundo da trilogia, o 1º saiu no ano passado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela visita ao meu cantinho.
    Dei uma voltinha pelo teu e agradou-me imenso.
    Quando vim de angola a minha mãe fazia os iogurtes com flor de iogurte, penso que para fermentar. Depois comprou uma máquina e fazia-os. Gostava imenso.
    Estive a ler a tua receita e não teria paciência para os fazer. Aliás ando numa fase que nada me apetece.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá boa noite!
    Eu também sou fã de comidinha caseira e até gosto de fazer experiências com novas receitas. Obrigada por partilhares esta, eu vou experimentar.
    Bjs.
    Linda

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Gostei da tua receita e vou já fazer para amanhã ver como ficam.
    Há alguns anos uma amiga deu-me kefir e eu fazia imensos iogurtes,
    mas era quase só eu a comê-los! Deixei-me disso!
    Ontem pensei ir à procura de uma iogurteira, juro!
    Vi um programa na TV que colocava de rastos imensas coisas que comemos,
    entre elas os iogurtes gregos, cremosos... porque levam gordura!!!
    Os iogurtes que eu fazia com o kefir pareciam o leite coalhado
    que lá em casa, nos Açores, todos comíamos.
    Obrigada pela tua excelente dica!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Antigamente fazia_os assim!
    Atualmente confesso que nunca me lembrei...mas levo a sugestão!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  12. Antigamente fazia_os assim!
    Atualmente confesso que nunca me lembrei...mas levo a sugestão!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  13. Eu cá não gosto de iogurtes...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Eu cá não gosto de iogurtes...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também confesso :) que não é das coisas que mais gosto ... mas estes até se comem bem.
      bjinhos

      Eliminar
  15. Excelente ideia...eu costumo fazer os meus na Bimby! Mas estes são uma ideia a experimentar.

    ResponderEliminar
  16. Teresa, cada vez me convenço mais que as tendências alimentares são de modas. Atualmente, o grande vilão são os laticínios. Qualquer dia deixam de ser.
    Tenho jma iogurteira (arrumada),mas sei que a Bimby também é bem sucedida neste projeto.
    Uso iogurtes essencilmente para substituir as natas, com razoável sucesso.
    Bom fim de semana.
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Olá Teresa,

    nunca fiz iogurtes, nem tenho Bimby mas gosto muito de iogurtes.
    Fazes bem em fazê-los, sempre são mais saudáveis.

    Beijinhos e boa semana
    São

    ResponderEliminar
  18. Olá,
    Interessante esses iogurtes caseiros, sem aditivos (ou quase nenhum, porque tem uma parte, ainda que pequenina, de iogurte industrializado, para começar). E será que aguentam-se no frigorífico? Ou são de consumir no dia?
    Eu uso muito os iogurtes naturais ou "naturalmente adoçado", que intercalo com os iogurtes de aromas. Raras vezes, só por desejo, compro outros, precisamente pelos aditivos e gorduras.
    bj

    ResponderEliminar