quarta-feira, 6 de abril de 2016

Passo a passo - saco forrado (taleigo)

    O prometido é devido e eu já estava a sentir-me em falta ... E porque ás vezes me esqueço de como me divirto a fazer estes pequenos trabalhos, e porque não é uma obrigação, deixo passar muito tempo sem lhes tocar ... mas tinha dito no blogue que estava a preparar o passo a passo e não queria faltar à palavra. Já estava tudo mais ou menos preparado, só faltava mesmo fazer ... ontem à tarde enchi-me de coragem - porque só é preciso coragem para começar :) e terminei !! O difícil depois é largar ... fico sempre a achar que falta qualquer coisa. Se a ideia de início era pegar em dois restos de tecido e fazer o saco ... depois vão vindo as ideias ... um tecidinho diferente para fazer o fundo ... fazer um cordão torcido para fechar ... e sem um bordadinho ... ou dois ...  não tem graça nenhuma! Pronto!! ... ontem quase que não se janta nesta casa :) mas acabei ... 

Como fazer um saquinho forrado?
Não sou costureira profissional ... mas vou dar o meu melhor! :) Vão ver como é muito fácil.
Aqui fica o passo-a-passo, muitas meninas que passam por aqui já o sabem concerteza, mas para quem tem dúvidas, espero que seja útil.

1º - cortar dois rectângulos  de tecido: cortei a "olho" - esqueci-me de tirar as medidas, mas a avaliar pelo tapete de corte - o mais pequeno tem  32 cm por 13 cm e é para o forro; e o maior tem  44 cm por 13 cm e é para o exterior. O saco é maior do que o forro, porque vai fazer uma volta para dentro, para quando o saco estiver fechado não se ver o forro ... se for confuso, já vão perceber mais à frente.

Se quiserem fazer um bordado ou aplicação no saco ... façam-no nesta etapa ... :)

2º - Juntar os tecidos, direito do forro voltado para o direito do tecido do saco e coser os topos.

3º - Dobrar  o rectângulo de tecido ao meio unindo as costura, de modo a que o forro fique para um lado e o saco para o outro e coser as laterais. Deixar uma abertura no forro para depois voltar o saco do direito. Colocar alfinetes de modo a que as costura fiquem certinhas e não saiam do lugar enquanto se cose. Eu coloco sempre um de cada lado da costura, como mostra a imagem.

Quando se oferece uma lembrança feita por nós, o que conta é o carinho da oferta, mas se as costuras e os acabamentos forem perfeitinhos, melhor! :)

4º - Com o ferro, abrir SEMPRE as costuras, vai fazer toda a diferença na qualidade dos acabamentos.

5º  Voltar o saco do direito pela abertura que se deixou na costura do forro e coser  à mão a abertura com o ponto escondido - ponto invisível.

6º  Voltar o forro para dentro do saco. Como o tecido do saco é maior que o do forro, vai dar
para, que parte do tecido do saco volte para dentro do mesmo, para fazer a abertura do saco.

7º Para depois colocar os cordões que fecham o saco, fazer uma costura em cima da costura que une o forro ao saco. Depois fazer outra paralela a esta.

8º Depois é só abrir um bocadinho das costuras laterais e com a ajuda de um alfinete introduzir os cordões ...

9º  E está pronto ... a não ser que pensem o que eu pensei, "que feiozinho fica o meu saco sem uma aplicação ou bordado" :( e depois do saco pronto, resolvam ir bordá-lo ...desaconselho vivamente, pois dá o dobro do trabalho ... mas se tiver que ser ... que seja! :)

Bom trabalho!

15 comentários:

  1. Olá amiga,

    ora aqui está um pap muito bem explicadinho. Obrigada por repartires.
    Também acho que deve ser melhor bordá-lo primeiro.
    Quem o receber de oferta pode se considerar uma verdadeira sortuda :)

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  2. Belo passo a passo e quem quiser saberá fazer!" Lindo o teu! Adorei! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Bem explicado...facilmente se faz!
    Ficou lindo...bj

    ResponderEliminar
  4. Olha! Fiquei cheia de vontade de experimentar.
    Essa diferença no tamanho do forro e tecido exterior faz todo o sentido. Percebi muito bem e em breve mostrarei um saco igual ao da "velha". Obrigada, querida.

    Nem penses em desmanchar a tua manta! Termina e a seguir lanças-te numa aventura de florzinhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão mimoso e está muito bem explicado,mas a costura não é mesmo a minha praia. :)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. O resultado final é espectacular, adoro ver este tipo de trabalhos e o passo a passo é super útil para quem quer aprender. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. É quando me deparo com trabalhos destes que tenho pena de não saber costurar, este saquinho ficou mesmo giro ... e o bordado faz toda a diferença :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Excelente explicação!
    Não tenho feito costuras, mas este saco deu-me vontade de o copiar, tal e qual! O bordado deu brilho à obra perfeita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que giro que ficou!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. O taleigo está muito bonito mesmo. Dá vontade de fazer um igual, só tenho trabalhos para acabar. Os meus Parabéns e vá-nos mostrando as suas obras de arte.
    Beijinho amigo
    *capinha*

    ResponderEliminar
  11. Olá boa noite!
    Ficou muito bonito!
    Obrigada por partilhares o passo a passo.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Linda

    ResponderEliminar
  12. Ficou muito bonito. Explicou passo à passo, vou tentar fazer! bjos
    http://casadaaline.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Olá...
    Trabalho lindo.
    O bordado deu um charme especial à peça!
    Amei, parabéns!
    Beijo
    Ivete

    *

    ResponderEliminar
  14. Para quem gosta e quer costurar o post está muito bem explicado.
    Não tenho jeito e nem gosto de costuras.
    Admiro quem sabe fazer peças como vc.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Ficou tão giro!!!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/