quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Meias: as primeiras! - como fiz ...

     Tenho uma meia, meia feita ... outra meia por fazer ... :)

    Há já muito tempo que tentava fazer meias, mas acabava por desistir a meio, ou porque não entendia bem as explicações, ou porque não gostava dos acabamentos. Tenho que dedicar algum tempo a aprender os significados das abreviaturas dos esquemas das malhas.  Depois de algumas tentativas falhadas, o sucesso! :)  Vi uma pessoa conhecida a fazer meias, fiquei curiosa porque estava a começar pelos dedos do  pé.  Vim para casa e fui pesquisar na net; essa maravilhosa ferramenta que nos explica quase tudo ...

    Encontrei vários vídeos no youtube, experimentei algumas amostras e por fim escolhi uma :) 
    Muito fáceis de fazer, o facto de ser em agulhas circulares não me parece uma vantagem, porque a cada meia volta temos que acertar as agulhas, quebra um pouco o tricotar das malhas, encontrei também um video, em que as mesmas meias são feitas com quatro agulhas, vou deixar-vos os dois.

    Apesar do video estar em inglês parece-me muito claro, ainda pensei em colocar aqui uma explicação em português, mas acho que só ia complicar. 


     Apenas fiz uma meia, melhor, um soquete que vai servir de amostra, para contar malhas e escolher futuros tamanhos , porque no vídeo são pouco claros com as medidas. Há também alguns pormenores que quero corrigir nas próximas e melhorar os acabamentos. Falta a experiência:)  Vou destacar a ponta da meia e o calcanhar. Outra coisa que não gosto é do acabamento do punho, vou fazer de outra forma, se correr bem, depois explico como fiz.
   Como o fio é muito fino, comecei com 24 malhas, mesmo assim é pequena para tamanho adulto, deixei 6 fios de cada lado - quando virem o video percebem o que estou a dizer . 
   Se me é permitido um conselho, antes de avançarem com a meia, treinem bem a ponta da meia, uma vez que o calcanhar é feito exactamente da mesma maneira e o resto não tem muito que saber. Assim logo vêm se gostam e não é preciso desmanchar muito se não gostarem do resultado.

   

      Estas são as cores que vou utilizar nas próximas meias que fizer.
   
     Estava "em pulgas" para partilhar esta informação,  porque sei que há muita gente que gostava de fazer meias e que vai desistindo porque parece complicado.
     Estes videos, têm todas as instruções e explicações para fazer as meias e foi com eles que aprendi o pouquinho que sei ....

Os vídeos:
 - meias com 4 agulhas:
          Parte 2 (começa aqui) 
          Parte 3
          Parte 4
 - meias em agulhas circulares:

Fiquem bem, e façam muitas meias, porque o frio chegou!! :)


18 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, vou ver os videos. Para primeira meia correu muito bem, está perfeita.
    bjs
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Um belo trabalho, gosto de ver ,mas nunca conseguiria,rs...bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Olá, dou-lhe os parabéns! Admiro a sua coragem em aprender a fazer meias com um vídeo. O meu respeito. Eu tive a sorte de conhecer uma Senhora que me ensinou. Não faço a menor idéia de como possa ter feito esta linda meia. Também não irei ver os vídeos estou satisfeita com a maneira que aprendi. Em todo o caso um muito obrigada e força nessas agulhas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei esse par de meias,...a cor é mesmo gira,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. ando há muito tempo com vontade de fazer meias mas o tempo não estica para tudo. As tuas ficaram giras

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Já tentei várias vezes e sempre desisti porque acho que ficam horríveis. Um dia vou mesmo aprender. Para já agradeço os links. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Amiga, eu sou uma negação nesse tipo de trabalho e por isso te parabenizo pelo resultado perfeito que vc conseguiu na meia.
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  8. Amiga: muito obrigada pelos links. Dão sempre jeito. Eu aprendi a fazer meias "toe up" só com 2 agulhas. A tua ficou muito bonita mesmo.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  9. Muito fixe! Parece que vou fazer meias este ano, ainda não sei como mas, lá terá que ser...
    A minha neta e a mãe dela andam sempre a pedir.
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Boa noite amiga,
    Obrigada pela sua visita e comentário.
    Também acho o outono nostálgico agora que já estou nessa fase da vida;))!!
    O frio vem aí e umas meias quentinhas dão muito jeito.
    A sua meia está linda!
    Já fiz algumas botas, fáceis, tipo Peter Pan;))! É o "máximo" que sei fazer.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Está bem gira e é super quentinha e fofa! Eu tenho umas que uma vizinha minha fez e me ofereceu! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. As que fiz são começadas pelo cano. tenho em casa 4 mnovelos para fazer meias, mas nunca mais...
    bom magusto à noite :)

    ResponderEliminar
  13. Gostava muito de saber fazer!
    Vai ficar linda...bj

    ResponderEliminar
  14. É uma arte que admiro, mas não manjo nadinha.
    Adoro meias, principalmente as coloridas. O tom rosa que escolheu ficou lindo e parece muito fofa.
    Os próximos tons que virão também são bonitos.
    Abraços e feliz final de semana.
    Márcia.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pela meia ;o) Eu comecei com as que eram costuradas de lado e eram feitas com as normais 2 agulhas, depois aventurei-me com lã mais grossa e fiz meias com 4 agulhas mas a partir do dia que usei as circulares nunca mais quis outra coisa ;o) Se se mantiver sempre a mesma divisão das malhas o puxar a agulha de trás para tricotar a da frente tudo flui muito rápido e não me fogem malhas tal como acontecia com o peso das outras, mas também o material conta e eu usava das mais acessíveis. Boa sorte com a 2ª meia ;o) e as próximas também. No meu blog tenho link de onde me baseei para fazer meias bem como de como fazer o remate elástico. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Adorava saber fazer meias, mas acho que ainda não é este inverno que vou aprender.
    Parabéns pelo Blog, tem trabalhos fantásticos.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Nunca tentei fazer meias,mas admiro muito quem sabe fazer sua meia ficou linda 😘 fique com Deus! borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar