terça-feira, 22 de novembro de 2016

Quadro e meias ...

    Não tenho grandes novidades para colocar no blogue. Os serões agora maiores e frios, têm sido passados, ora a tricotar - sim, porque desde que me entendi com as meias, que não quero outra coisa :); ora com os pontinhos do quadro do eléctrico.

    O quadro vai andando bem, mas muito lentamente, para além do trabalho que dá, os pontinhos minúsculos puxam pela visão e muitas vezes sinto necessidade de parar, pois à noite a sala nunca está muito iluminada. 
    Pode parecer já adiantado, mas ainda falta muito pormenor ...


Quanto às meias, também tem corrido bem. 
Este par, mal saiu das agulhas, foi logo parar aos pézinhos do rapaz cá de casa. Não tive tempo sequer de as fotografar, quando dei por elas já estavam usadas.
- Eram para mim, não eram? - perguntou-me quando viu a minha cara de surpresa.
- Sim, sim ... eram! 
E, se não as apanhei à saída das agulhas, apanhei-as à entrada da máquina de lavar roupa :) antes que as perdesse outra vez, fotografei-as e aqui estão elas, já não tão direitinhas como gostaria ... já formadas ao pé que as usou, mas muito reais e verdadeiras no trato que lhes deram :)


E já tenho outras nas agulhas ....

Fiquem bem!!
Bons trabalhos ...  ;)

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Um fim de semana e um par de meias !! :)

    Gosto muito de trabalhos que me encantem, que me prendam ... que me deixem horas a fio com eles, sem dar pelo passar das horas, sem dar pelo tempo!


    Quem visita o blogue sabe da minha luta antiga com o tricot. Sabe, porque já o disse muitas vezes como fico encantada com os trabalhos lindos que muitas mãos prendadas fazem, e eu sem lhe apanhar o jeito ... As malhas saem das agulhas, sim ... mas faltava sempre, um não sei o quê ... o que fazia com que muitos trabalhos ficassem inacabados e esquecidos
    Meias ?! nem pensar, nunca me atreveria a tanto ... até ao dia em que experimentei ... até ao dia em que saiu bem. E eu estou tão feliz por isso ... A verdade é que o  mundo também é feito de coisas tão pequeninas, mas que nos enchem tanto por dentro. 
   Ridículo?  A felicidade num par de meias? :) talvez! ... mas quem se importa!!

   E assim se passou um domingo ... sentada no chão ... nem sempre ao sol, nem sempre à sobra ... as malhas lá foram saindo. O meu primeiro par de meias a sério ... acho que ficaram benzinho, as próximas, ficarão ainda melhores  :)  ... espero ...



    No post anterior aqui, explico como fiz.
  No blog da  Susana  http://uma-pausa-para-tricotar.blogspot.pt/  também tem vídeos e muita informação, para quem, como eu, está a começar nas artes do tricot ;)

  Quanto ao quadro que vos mostrei há pouco tempo,  está a andar bem ... mas dá tanto trabalho ... vou tirar fotos para mostrar no próximo post.

  Fiquem bem!
  Boa semana !!!!



quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Meias: as primeiras! - como fiz ...

     Tenho uma meia, meia feita ... outra meia por fazer ... :)

    Há já muito tempo que tentava fazer meias, mas acabava por desistir a meio, ou porque não entendia bem as explicações, ou porque não gostava dos acabamentos. Tenho que dedicar algum tempo a aprender os significados das abreviaturas dos esquemas das malhas.  Depois de algumas tentativas falhadas, o sucesso! :)  Vi uma pessoa conhecida a fazer meias, fiquei curiosa porque estava a começar pelos dedos do  pé.  Vim para casa e fui pesquisar na net; essa maravilhosa ferramenta que nos explica quase tudo ...

    Encontrei vários vídeos no youtube, experimentei algumas amostras e por fim escolhi uma :) 
    Muito fáceis de fazer, o facto de ser em agulhas circulares não me parece uma vantagem, porque a cada meia volta temos que acertar as agulhas, quebra um pouco o tricotar das malhas, encontrei também um video, em que as mesmas meias são feitas com quatro agulhas, vou deixar-vos os dois.

    Apesar do video estar em inglês parece-me muito claro, ainda pensei em colocar aqui uma explicação em português, mas acho que só ia complicar. 


     Apenas fiz uma meia, melhor, um soquete que vai servir de amostra, para contar malhas e escolher futuros tamanhos , porque no vídeo são pouco claros com as medidas. Há também alguns pormenores que quero corrigir nas próximas e melhorar os acabamentos. Falta a experiência:)  Vou destacar a ponta da meia e o calcanhar. Outra coisa que não gosto é do acabamento do punho, vou fazer de outra forma, se correr bem, depois explico como fiz.
   Como o fio é muito fino, comecei com 24 malhas, mesmo assim é pequena para tamanho adulto, deixei 6 fios de cada lado - quando virem o video percebem o que estou a dizer . 
   Se me é permitido um conselho, antes de avançarem com a meia, treinem bem a ponta da meia, uma vez que o calcanhar é feito exactamente da mesma maneira e o resto não tem muito que saber. Assim logo vêm se gostam e não é preciso desmanchar muito se não gostarem do resultado.

   

      Estas são as cores que vou utilizar nas próximas meias que fizer.
   
     Estava "em pulgas" para partilhar esta informação,  porque sei que há muita gente que gostava de fazer meias e que vai desistindo porque parece complicado.
     Estes videos, têm todas as instruções e explicações para fazer as meias e foi com eles que aprendi o pouquinho que sei ....

Os vídeos:
 - meias com 4 agulhas:
          Parte 2 (começa aqui) 
          Parte 3
          Parte 4
 - meias em agulhas circulares:

Fiquem bem, e façam muitas meias, porque o frio chegou!! :)


terça-feira, 1 de novembro de 2016

Broas de Todos os Santos

    E porque hoje é o dia delas, a velha mudou de artes e foi para a cozinha :)

    Existem muitas versões de uma mesma receita que é a das Broas Fervidas do Ribatejo, não sei qual a versão ou a original, sei que as faço ora com 1/3 de farinha de milho, ora com chocolate, e são todas muito boas, ficam húmidas por dentro deliciosas com um chá ou um café.

Aqui fica a receita :) 
Bom apetite!!

    - Numa panela coloquem 0,5 l de água; 2 dl de azeite; 300g de açúcar amarelo; 1 colher de chá de canela e outra de erva-doce; 2 colheres de sopa de mel;  sal q.b. e deixem ferver. Retirem do lume e coloquem a 0,5 kg de farinha, mexer bem até descolar da panela e colocar 200g de  frutos secos - usei nozes, avelãs e amêndoas. Mexer bem! Fazer bolinhas, pincelar com ovo e levar ao forno aquecido a 200º durante 15m aproximadamente.




E já está!! delicioso!!

Bom dia de Todos os Santos!!
Bom Pão Por Deus!!