A máquina tem um som caracterítico, hipnotizante ... não cansa ouvi-lo:
- toc ... toc ... toc .... nos ponto largos, que requerem precisão;
- toc, toc, toc .... nos pontos mais corridos.
A agulha pica sempre no mesmo sítio, é o bastidor quem trabalha com o toque da agilidade das mãos e ao ritmo dos pés no pedal. É uma coordenação motora perfeita, exige sensibilidade, destreza e gosto.
" A gente começa .... e depois .... está sempre com a ideia de chegar .... ao fim".
Já há máquinas que o fazem sozinhas ... mas nada tem a ver com o bordar à máquina desta forma.
O resultado é bonito e transmite a habilidade da artesã.
- Queres aprender?
- Não me parece ...
Mas depois ficamos a pensar no assunto e o toc, toc, toc da máquina, naquela variação de ritmos e sensibilidades, fica gravado na memória.
Há coisas que a tecnologia não consegue superar e cada vez são mais os que se apercebem disso. Trabalhos e artes que durante muitos anos estiveram esquecidos, vão voltando a despertar sentimentos. E eu, que sou uma romântica, deixo-me levar por estes revivalismos ...
Me aguarda velha Singer, acho que vais ter trabalho dentro de pouco tempo...
Fiquem bem!
Bons trabalhos e boa semana í


Boa tarde, querida!
ResponderEliminarObrigada pela visita ao meu blog!
Nossa, uma máquina de costura daquelas antigas. Sempre nos remete ao passado este tipo de instrumento de trabalho. Quanto aos bordados, gosto dos de máquina, mas o que me encanta mesmo são os feitos à mão, que tem um valor especial!
Gostei muito de vir aqui! Até breve!
Bjs e boa semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com
Com certeza, logo vais nos mostrar tuas artes na velha e boa Singer! bjs praianos,chica
ResponderEliminarOh, agora fizeste-me voltar ao passado. A minha mãe bordava numa máquina Oliva e fez muitos trabalhos maravilhosos.
ResponderEliminarBjn
Márcia
OLÁ , nunca aprendi a bordar á maquina mas sei bordar à mão .Está a ficar lindo
ResponderEliminarInfelizmente não sei trabalhar com esse género de máquinas. Mas em casa dos meus pais há um Singer já com alguns anos. :) Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Oi, bn!
ResponderEliminarEu acho lindo demais os bordados feitos na máquina, infelizmente eu não aprendi. Parabéns!
Bjsss
A minha mãe tinha uma igual,..
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
A Minha mãe teve uma máquina igual. E que bem que trabalhava
ResponderEliminarBeijinhos
Aí está uma coisa que adorava aprender - bordar! Acho maravilhosos.
ResponderEliminarBeijo
adorava saber fazê-lo na máquina. Essa máquina é igual à da minha mãe. Pelo menos me parece pelas fotos. Amei.
ResponderEliminarQue máquina tão a antiga, mas são as melhores.
ResponderEliminarBordar, nunca aprendi mas gostava, fico mesmo é pelas costurices, tricot, crochet e ponto cruz.
Beijinho e bom fim de semana.
Tenho uma máquina de costura "Oliva" na casa que era da minha mãe, mas sinceramente nunca me deu para costurar, ela sim sabia fazer tudo, tinha umas mãos de fada.
ResponderEliminarBom domingo
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco
Bjsss amiga e uma semana maravilhosa p/vcs é o que desejo
ResponderEliminarPara mim, para nós, esse barulho é música... gosto tanto!
ResponderEliminarEspero ver-te empenhada nos bordados ou nas costurices com a tua mamã, muito em breve.
Beijinho grande cheio de força!
A minha mãe tem uma máquina de costura igual à sua! Parece-me que daí vai sair um lindo bordado! Feliz semana.
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarTambém tenho uma máquina dessas, mas não sei bordar, faço outro tipo de costuras, mas trabalha muitas vezes.
Manuela
Gostava de saber bordar à máquina!!!
ResponderEliminarEspero que esteja bem pois há muito que não a encontro!!!
Passando para desejar um fim de semana bem AGRADÁVEL!!!
…
Se quiser passear por Gondramaz … uma aldeia de xisto:
https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/gondramaz.html
…
Se quer uma omolete saudável … veja a receita:
https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/omolete-de-claras.html
…
Aqui encontra recantos com que todos sonhamos:
https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/01/recantos-de-leitura.html
…
E para todos os que apreciam “poesia” … o meu “poetar”:
https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/01/desta-janela.html
ME ENCANTA...MAMA TAMBIEN BORDABA A MAQUINA.
ResponderEliminarYO NO SOLO A MANO.
SALUDITOS