Vou explicar o processo, de como decapar madeiras de forma natural sem recorrer a produtos tóxicos e poluentes . É muito simples e eficaz .
A minha mãe disse-me, que recorda-se do meu avô utilizar cal viva e soda caustica para retirar a tinta da madeira, não sabia quantidades nem se lembra muito bem do processo, porque era criança na altura ... então passámos as duas para a experiência ...
Comecei por pesquisar na internet e quase não existe informação, apenas referências vagas ao processo.
Fizemos assim:
Numa lata velha colocámos algumas pedras de cal e um pouco de água de modo a tapar as pedras. Deixamos que a reacção química se inicie e comece a ferver. Se a água começar a secar e ainda houver pedras inteiras, então juntar mais água. Deixamos ferver e juntámos soda caustica ... mais ou menos a olho ( 3 tampas do frasco). Cuidado porque a cal quando está a caldar queima mesmo!! .... muito cuidado com os olhos, porque respinga !! A soda caustica também queima! Mas não é tão mau como pensei, já tinha visto caldar a cal e, como saltam salpicos da lata, imaginei que, com a reacção da soda caustica fosse bem pior, mas não ... com os devidos cuidados, pode-se fazer com segurança.
Quando as pedras estão desfeitas e a pasta começa a secar, deitamos mais água para parar o processo, mas pouca quantidade , pois o resultado pretendido é uma pasta e não cal liquida - não vamos caiar paredes.
Barramos generosamente as peças com esta pasta, depois é só deixar que a tinta comece a amolecer.
Com uma espátula retirar a pasta e a tinta, sai sem nenhum esforço. Depois lixar e preparar para nova pintura.
E pronto ... é isto e não tem muita ciência! Não mostro a peça final, porque ainda não está pronta ...
Fiquem bem e se experimentarem digam como correu.




Não tem muita ciência, mas é pra quem entende! Eu seria um desastre!! Adorei ver e saber! beijos, chica
ResponderEliminarTeresa, gostei de saber o procedimento, embora - confesso - não me atrevesse. Sou mais dada a jardinagem, cozinha e agulhas.
ResponderEliminarFiquei encantada com a ideia de recuperar uma casa velha. Deve ser uma aventura apaixonante.
beijinhos
Obrigada pela partilha. Pode sempre dar jeito. Fico a aguardar o resultado final.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Apesar de não ser a minha praia, jamais me aventuraria a tal, adorei perceber como é que isso se faz. Vou gostar ainda mais de ver o acabamento da porta! Vai daqui um abraço cheio de coragem e com votos de muita saúde. Beijinho, até breve!
ResponderEliminarEspetacular!! O meu pai uma vez arranjou portas antigas mas com decapante até chegar à madeira original e depois colocou bondex para dar cor e proteger a madeira.
ResponderEliminarBjs diretamente da antiga "Las Vegas do Ribatejo", gostei muito do comentário no meu Blog e de saber que tinha sido minha conterrânea.
Bom fim de semana, Teresa. Beijinhos
ResponderEliminarP.S. Não apanharei os morangos, não!