terça-feira, 7 de abril de 2020

E agora algo rude ... mas útil!

Para recomeçar as publicações não vou mostrar o tipo de trabalhos que seria suposto, mas sim um restauro de umas portadas antigas que pertencem a uma casa que estamos a recuperar. Mas o exemplo, serve para muito mais ... móveis, cadeiras ... mesas ...

Vou explicar o processo, de como decapar madeiras de forma natural sem recorrer a produtos tóxicos e poluentes . É muito simples e eficaz .

A minha mãe disse-me, que recorda-se do meu avô utilizar cal viva e soda caustica para retirar a tinta da madeira, não sabia quantidades nem se  lembra muito bem do processo, porque era criança na altura ... então passámos as duas para a experiência ...

Comecei por pesquisar na internet e quase não existe informação, apenas referências vagas ao processo.

Fizemos assim:

Numa lata velha colocámos algumas pedras de cal e um pouco de água de modo a tapar as pedras. Deixamos que a reacção química se inicie e comece a ferver. Se a água começar a secar e ainda houver pedras inteiras, então juntar mais água.  Deixamos ferver e juntámos soda caustica ... mais ou menos a olho ( 3 tampas do frasco). Cuidado porque a cal quando está a caldar queima mesmo!!  .... muito cuidado com os olhos, porque respinga !! A soda caustica também queima! Mas não é tão mau como pensei, já tinha visto caldar a cal e, como saltam  salpicos da lata, imaginei que, com a reacção da soda caustica fosse bem pior, mas não ... com os devidos cuidados, pode-se fazer com segurança.



Quando as pedras estão desfeitas e a pasta começa a secar, deitamos mais água para parar o processo, mas pouca quantidade , pois o resultado pretendido é uma pasta e não cal liquida - não vamos caiar paredes.



Barramos generosamente as peças com esta pasta, depois é só deixar que a tinta comece a amolecer.


Com uma espátula retirar a pasta e a tinta, sai sem nenhum esforço. Depois lixar e preparar para nova pintura.



E pronto ... é isto e não tem muita ciência! Não mostro a peça final, porque ainda não está pronta ... 

Fiquem bem e se experimentarem digam como correu. 




6 comentários:

  1. Não tem muita ciência, mas é pra quem entende! Eu seria um desastre!! Adorei ver e saber! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Teresa, gostei de saber o procedimento, embora - confesso - não me atrevesse. Sou mais dada a jardinagem, cozinha e agulhas.
    Fiquei encantada com a ideia de recuperar uma casa velha. Deve ser uma aventura apaixonante.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha. Pode sempre dar jeito. Fico a aguardar o resultado final.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Apesar de não ser a minha praia, jamais me aventuraria a tal, adorei perceber como é que isso se faz. Vou gostar ainda mais de ver o acabamento da porta! Vai daqui um abraço cheio de coragem e com votos de muita saúde. Beijinho, até breve!

    ResponderEliminar
  5. Espetacular!! O meu pai uma vez arranjou portas antigas mas com decapante até chegar à madeira original e depois colocou bondex para dar cor e proteger a madeira.
    Bjs diretamente da antiga "Las Vegas do Ribatejo", gostei muito do comentário no meu Blog e de saber que tinha sido minha conterrânea.

    ResponderEliminar
  6. Bom fim de semana, Teresa. Beijinhos

    P.S. Não apanharei os morangos, não!

    ResponderEliminar