sexta-feira, 17 de abril de 2020

Máscaras de Tecido

Quando comecei a perceber a gravidade da doença Covid-19, decidi seguir apenas as recomendações da DGS, não ir em ondas, nem perder-me pelas considerações de quem sabe tanto como eu...


Assim, se a DGS dizia que não devíamos  usar máscaras, porque eram poucas e as que havia deveriam ser encaminhadas para quem delas realmente precisava ... eu assim o fazia. Diziam também que ..." máscaras de tecido não, dão uma falsa sensação de segurança e não protegem de nada!" . Isto já levantava algumas dúvidas ... mas a minha formação não é em medicina ... por isso aceitei ... até porque, pouco tenho saído de casa e não me faziam muita falta. 
Entretanto, mudaram de opinião e de acordo com a OMS , sim, é para usar máscaras mesmo que feitas de tecido ... depois veio o alerta ... não façam as máscaras em casa ... Entretanto tentei comprar máscaras ... 8.50 euros  numa farmácia aqui perto - máscaras bico de pato que segundo explicação de um técnico de saúde, não são as mais indicadas porque protegem quem as usa, mas não protegem os outros ... Desisti e resolvi seguir o que me parece ser o bom senso ...na ausência de melhor,  máscaras de pano... Não serão a melhor protecção do mundo, mas acompanhadas por outras precauções, sempre devem proteger alguma coisa. 

O PAP vi no blog Bordalinhas - querida Lete, retirei sem pedir autorização, obrigada! - e estão feitas! 
Preciso de elástico ... sei que tenho, mas depois de uma ausência tão grande, o armário onde guardo os meus trecos de costura, permanece  - permanecia - imaculadamente arrumado, e eu não sei de nada!  Caixas, caixinhas, sacos e saquinhos, um mimo!! Um primor visual  digno de uma Marie Kondo ... ineficaz porque não cumpre o propósito que é saber onde as coisas estão ... Mas tenho cá para mim que depressa irá voltar à normalidade ...

Quanto às máscaras são forradas e dá para colocar um filtro que pode ser tecido TNT , filtros de café, papel de cozinha .... há muitas opções ... 

São muito fáceis de fazer, não vou colocar o passo-a-passo, porque copiei  daqui  e está lá tudo!!









Boas costuras!!
Fiquem bem!!


9 comentários:

  1. Aqui também as usamos,dessas de pano. As outras deixamos aos profissionais saúde que tanto precisam! Bjs chica

    ResponderEliminar
  2. Ficaram também muito bonitas. Tinha visto no blog da Lete e achei muito bonitas. Gostei muito das tuas também. Vocês são umas artistas!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Teresa, adorei as tuas máscaras! Gosto muito da sobriedade e da delicadeza dos tecidos. Além disso estão perfeitinhas. Fico muito feliz por ter ajudado e é claro que é para copiar! Obrigada por teres mostrado. Beijinho muito grande, até breve!

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindas as máscaras! Eu ainda não fiz mas também tenho que me por a isso! Bijunho

    ResponderEliminar
  5. Até nestas coisas é preciso arte!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde tudo bem? Sou carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. Eu também posso te seguir.
    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    Se você me seguir pode enviar o link para o meu blog que eu te sigo de volta.

    ResponderEliminar
  7. E assim as máscaras profissionais podemos deixar para o
    pessoal da saúde que tanto necessitam.
    Obrigada pela sua presença lá na casa.

    ResponderEliminar
  8. Também já me aventurei. As tuas estão giríssimas. Beijo

    ResponderEliminar