quinta-feira, 18 de junho de 2020

O saco das costuras


Seria de esperar que, nos tempos que correm e com a reclusão a que estamos sujeitos, houvesse mais tempo livre para ocupar. Nos meus sonhos seria assim e a produção de home made by Teresa  iria disparar para níveis nunca antes visto :)  
Mas não foi! A palavra  "mãe, mãe ... maimmmm "  é frequente, eu gosto e rendo-me a ela ... 

Se para fazer um trabalho demora ... publica-lo no blog, ainda demora mais,  a partilha não é urgente ... e vai sendo adiada.

Mas vamos ao que interessa :))

Precisava de um saco para as costuras, tenho caixas, caixinhas, saquinhos ... mas um saco de tamanho razoável onde coloque tudo e esteja sempre à mão ... não tinha.


O bordado já estava feito  ...  e num destes dias, enchi-me de coragem e  duma volta fiz o saco ... e desmanchei no dia seguinte ... Voltou a ficar em "espera" até ter coragem para lhe mexer novamente e acaba-lo. No fim de pronto, passei a ferro e ficou a aguardar  a sessão fotográfica ... que também demorou. Até que o coloquei a uso ... e se tem dado jeito! 

Finalmente as fotos!! Já não é o saco engomadinho dos primeiro dias, mas acho que dá para ver ... 




Eu gosto particularmente do bordado .. quando encontro algum bordado que gosto e sinto vontade de o fazer, faço. Nem sempre com um objectivo definido. Assim, tenho alguns em reserva para trabalhos futuros :)




A parte de trás do saco, tem duas algibeiras, dá jeito para guardar uma agulha de tricot ou tesoura enquanto se faz um trabalho.




E por dentro ... gosto do forro ...  mas falta fazer um organizador para ficar tudo em ordem e no sítio certo, o saco ainda é grandote e muita coisa lá dentro, facilmente se instala o caos, mas isso fica para outras costurices  ... :)




Agora o saco antes das costuras que o fecham, para o caso de alguém querer fazer e não saber por onde começar. É simples ...!! 





Gosto muito do meu saco, mas sei que sou suspeita ...  ;)


Fiquem bem!!
Boas costuras 






segunda-feira, 27 de abril de 2020

O saco das compras!

Era para ser um presente para oferecer na Páscoa, com as amêndoas lá dentro ... Tinha que ser um bordado simples porque foi pensado em cima da hora e já não dava tempo para projectos elaborados. Feito o bordado, não encontrei o tecido  que queria usar ... também não tinha cordão para fechar o saco e a ganga que tinha era demasiado escura. Desisti do presente e do projecto.

Mas, fins de semana de quarentena e fechada em casa dá nisto ...  fui buscar umas calças velhas e improvisei. Encontrei um tecido com borboletas que me foi dado numa troca de blogues há já alguns anos, o cordão foi substituído temporariamente por trapilho e ... problema foi resolvido! Não vou oferecer um trabalho feito de calças velhas :) também já não vai a tempo da Páscoa ... este fica para mim e vai ser o meu saco para as pequenas compras,  vai também servir de molde para outro que quero fazer, esse sim, feito de um tecido mais fino, para que fique mais pequeno ... bem mais pequeno ... e para que possa servir também de posta-chaves. Depois mostro !!





O saco das compras fica escondido dentro de um saquinho.



Parece encolhido, mas é da foto .... :) esta é a parte de trás do saco.



Tem um bolso com um fecho para levar o dinheiro das compras e as chaves de casa ... pensei em tudo :)




O padrão do tecido às borboletas, não seria a minha primeira opção, mas não desgosto .












E agora o saco antes de ser cozido, só para perceberem como foi feito




Fiquem bem e com saúde!!
Boas costuras!!




sexta-feira, 17 de abril de 2020

Máscaras de Tecido

Quando comecei a perceber a gravidade da doença Covid-19, decidi seguir apenas as recomendações da DGS, não ir em ondas, nem perder-me pelas considerações de quem sabe tanto como eu...


Assim, se a DGS dizia que não devíamos  usar máscaras, porque eram poucas e as que havia deveriam ser encaminhadas para quem delas realmente precisava ... eu assim o fazia. Diziam também que ..." máscaras de tecido não, dão uma falsa sensação de segurança e não protegem de nada!" . Isto já levantava algumas dúvidas ... mas a minha formação não é em medicina ... por isso aceitei ... até porque, pouco tenho saído de casa e não me faziam muita falta. 
Entretanto, mudaram de opinião e de acordo com a OMS , sim, é para usar máscaras mesmo que feitas de tecido ... depois veio o alerta ... não façam as máscaras em casa ... Entretanto tentei comprar máscaras ... 8.50 euros  numa farmácia aqui perto - máscaras bico de pato que segundo explicação de um técnico de saúde, não são as mais indicadas porque protegem quem as usa, mas não protegem os outros ... Desisti e resolvi seguir o que me parece ser o bom senso ...na ausência de melhor,  máscaras de pano... Não serão a melhor protecção do mundo, mas acompanhadas por outras precauções, sempre devem proteger alguma coisa. 

O PAP vi no blog Bordalinhas - querida Lete, retirei sem pedir autorização, obrigada! - e estão feitas! 
Preciso de elástico ... sei que tenho, mas depois de uma ausência tão grande, o armário onde guardo os meus trecos de costura, permanece  - permanecia - imaculadamente arrumado, e eu não sei de nada!  Caixas, caixinhas, sacos e saquinhos, um mimo!! Um primor visual  digno de uma Marie Kondo ... ineficaz porque não cumpre o propósito que é saber onde as coisas estão ... Mas tenho cá para mim que depressa irá voltar à normalidade ...

Quanto às máscaras são forradas e dá para colocar um filtro que pode ser tecido TNT , filtros de café, papel de cozinha .... há muitas opções ... 

São muito fáceis de fazer, não vou colocar o passo-a-passo, porque copiei  daqui  e está lá tudo!!









Boas costuras!!
Fiquem bem!!


terça-feira, 7 de abril de 2020

E agora algo rude ... mas útil!

Para recomeçar as publicações não vou mostrar o tipo de trabalhos que seria suposto, mas sim um restauro de umas portadas antigas que pertencem a uma casa que estamos a recuperar. Mas o exemplo, serve para muito mais ... móveis, cadeiras ... mesas ...

Vou explicar o processo, de como decapar madeiras de forma natural sem recorrer a produtos tóxicos e poluentes . É muito simples e eficaz .

A minha mãe disse-me, que recorda-se do meu avô utilizar cal viva e soda caustica para retirar a tinta da madeira, não sabia quantidades nem se  lembra muito bem do processo, porque era criança na altura ... então passámos as duas para a experiência ...

Comecei por pesquisar na internet e quase não existe informação, apenas referências vagas ao processo.

Fizemos assim:

Numa lata velha colocámos algumas pedras de cal e um pouco de água de modo a tapar as pedras. Deixamos que a reacção química se inicie e comece a ferver. Se a água começar a secar e ainda houver pedras inteiras, então juntar mais água.  Deixamos ferver e juntámos soda caustica ... mais ou menos a olho ( 3 tampas do frasco). Cuidado porque a cal quando está a caldar queima mesmo!!  .... muito cuidado com os olhos, porque respinga !! A soda caustica também queima! Mas não é tão mau como pensei, já tinha visto caldar a cal e, como saltam  salpicos da lata, imaginei que, com a reacção da soda caustica fosse bem pior, mas não ... com os devidos cuidados, pode-se fazer com segurança.



Quando as pedras estão desfeitas e a pasta começa a secar, deitamos mais água para parar o processo, mas pouca quantidade , pois o resultado pretendido é uma pasta e não cal liquida - não vamos caiar paredes.



Barramos generosamente as peças com esta pasta, depois é só deixar que a tinta comece a amolecer.


Com uma espátula retirar a pasta e a tinta, sai sem nenhum esforço. Depois lixar e preparar para nova pintura.



E pronto ... é isto e não tem muita ciência! Não mostro a peça final, porque ainda não está pronta ... 

Fiquem bem e se experimentarem digam como correu. 




segunda-feira, 6 de abril de 2020

De volta ao que me faz Feliz!

     Foi tudo junto!
    Foi o desânimo pelas redes sociais do "politicamente correcto"  ...  foi o retorno a uma actividade profissional ... foi a falta de tempo ...  Foi tudo isto - ou apenas a falta de vontade - que me levou a deixar de publicar no blog.
     É a maior ausência de sempre neste blogue,  mas estou viva e de saúde!
    Nestes quase três anos,  fiz poucos trabalhos programados, dediquei-me ao tricot, fiz camisolas, meias e mantas ...dediquei-me à doçaria, fiz bolos, bolachas, pão, iogurtes ...  "descompliquei" a vida, deixei crescer cabelos brancos, continuei a sonhar que um dia iria viver no campo e ter uma horta.
    Ajudo a mais nova na escola, descobri que gosto de matemática e percebi finalmente o que é o modificador, o complemento oblíquo e o agente da passiva, o mais velho  continua um aluno exemplar.
     Fiz uma lista de lugares que quero visitar, hei-de fazer uma de livros que quero ler e de coisas que quero fazer ... mas nunca fui boa com listas. Comprámos uma mota e juntos, vemos  vídeos de viagens de mota pela Europa. Na primeira vez que andei, magoei a perna, meses depois ainda tenho a marca, mas já não fecho os olhos quando ele ultrapassa os carros.
   
      Em retrospectiva foram três anos curiosos...
   
     Este ano o mundo mudou ...  Sinto o mesmo que todos sentem ... a incerteza do futuro, a saudade dos ausentes ... Sinto que não sei nada de máscaras, vacinas, curvas, picos .... não faço ideia ... mas dá-me umas "ganas valentes" de agarrar a vida no presente, de cuidar dos meus,  dos teus  ... de todos... de os guardar no bolso e de os proteger. 
     Não vai acontecer, porque não vou sair à rua ... mas lá que gostava ... gostava ...

    Até breve ... Vou voltar de forma assídua ... sem promessas e sem obrigações. Só porque sim ... pelo prazer da partilha e pelo prazer da companhia!
    
    Fiquem bem!! 
      
         
    

   

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Such a perfect day!!

    Esta é uma frase que me ocorre muito ...  afinal, a velha é rapariga de bem com a vida e com pouco, se deixa ficar feliz ...  :)




   Levou tempo a escolher o bordado, tinha que lhe sentir o significado ... abri a porta da gaiola ... nada de pássaros presos. A frase, tinha que fazer sentido, afinal não é todos os dias que se faz dezoito anos!  
   



    Podia ter ficado com mais cor ... mas mesmo assim, gostei ... tem um não sei o quê de shabby chic!
    

   Depois, foi só colocar numa moldura ... e já está!! A ideia era que o bordado servisse como postal de aniversário, depois a aniversariante tirava e colocava as suas fotos. 
    Ela diz que não, que gosta assim ... 
 

     Então, que fique assim! ... :)
   
    Com o mês de Agosto a chegar é tradição porque aqui, encerrar o estaminé para férias, este ano talvez não, vou continuar a postar, pois ao ritmo lento a que o faço, não se vai notar grande diferença :) Como sempre há muitas ideias, mas pouco tempo ... 


   Fiquem bem!
   E dias perfeitos ... sejam de férias ... ou não ... :)

    



 

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Artes e Ofícios


    A máquina tem um som caracterítico, hipnotizante ... não cansa ouvi-lo:
        - toc ... toc ... toc .... nos ponto largos, que requerem precisão;
        - toc, toc, toc .... nos pontos mais corridos.

    A agulha pica sempre no mesmo sítio, é o bastidor quem trabalha com o toque da agilidade das mãos e ao ritmo dos pés no pedal. É uma coordenação motora perfeita, exige sensibilidade, destreza e gosto.

" A gente começa .... e depois .... está sempre com a ideia de chegar .... ao fim".





Já há máquinas que o fazem sozinhas ... mas nada tem a ver com o bordar à máquina desta forma. 


  O resultado é  bonito e transmite a habilidade da artesã.

   - Queres aprender? 
   - Não me parece ... 

    Mas depois ficamos a pensar no assunto e o toc, toc, toc da máquina, naquela variação de ritmos e sensibilidades, fica gravado na memória.

    Há coisas que a tecnologia não consegue superar e cada vez são mais os que se apercebem disso. Trabalhos e artes que durante muitos anos estiveram esquecidos, vão voltando a despertar sentimentos. E eu, que sou uma romântica, deixo-me levar por estes revivalismos ...

    Me aguarda velha Singer, acho que vais ter trabalho dentro de pouco tempo...


Fiquem bem!
Bons trabalhos e boa semana í 
   






quinta-feira, 8 de junho de 2017

Fim de época ...

    Dizia eu, no post anterior, que era uma miscelânia de cores ... cá estão elas!! Prontas!
   
   Não consigo dizer que são bonitas ... que são lindas de morrer ... nada disso ... mas, acho que ficaram engraçadas. Imagino-me com elas a sentir o aconchego num inverno frio.  
    
    Deram trabalho, porque a meada matizada, a qual eu pretendia seguir o padrão para que ficassem as duas meias iguais, fez a partida ... estava cortado e acrescentado, assim tive que  fazer um patchwork  improvisado  em versão tricôt, para que tudo batesse certo e não houvesse grande desperdício de linha. Tive que desmanchar, hesitei ... contei cores, cortei pedaços de linha, mas no final, não houve  sobras de fios, coisa rara ... que me deixa feliz! É uma vantagem das meias toe up, que se começam a tricotar pelos dedos dos pés, enquanto houver fio, podemos sempre tricotar. Fiz o acabamento com um fio diferente porque queria que as meias chegassem  ao joelho. Modelo Pipi Meias altas :) ...






    E como o tempo tem andado incerto, ainda fui a tempo de me fotografar com as minhas meias-mantas :) que me acompanharam todo o inverno e não só.  São grossas, muito grossas ... confortáveis  e eu adoro-as ...  


E pronto, parece que acabou a época das meias, não tenho mais nas agulhas ...
Até ao próximo inverno!

Fiquem bem ... :)
Até breve






   

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Keep Calm

 ... ando na fase do keep calm ...

    Já tinha feito um babete aqui agora passei para os panos  ... são quatro Keep calm no total, mas ainda faltam dois ... mas ... keep calm ... que as meias são mais urgentes! Meias urgentes?!?!? ... com Junho a entrar e um calorzinho bom que pede pé descalço ?!?! ... Pois é meus amigos :) ... isto, por aqui, há de tudo ... :)  Mas, por este Verão são as últimas ... quase a sair das agulhas ... altas, até ao joelho .... numa miscelânea de cores: castanho, azul, amarelo, branco ... eu depois mostro e vão ver do que falo ... :)

     Mas hoje não falo mais de meias ... são os panos os protagonistas do post! Post rápido!! porque tenho que me despachar  ... porque tenho um almoço com uma querida amiga que já não vejo há tantoooo tempo ... porque tenho um almoço e umas meias para lhe entregar .... :) 

     


    Fiquem bem!
    Aproveitem o sol !!

quinta-feira, 11 de maio de 2017

A minha almofada

    Já por aqui tinha falado nela - projecto de almofada com um "Ne" fora do tom. Foi uma troca de linhas ... foi uma distracção  ... não sei bem explicar, só dei por isso quando vi a fotografia. 
    Mostrei-a na mesma, os comentários foram simpáticos ...  não desmanches ... fica giro na mesma, dá-lhe personalidade ... 
  Quase, quase me convenceram ...!! :) Eu que detesto desmanchar! Eu que tenho trabalhos "ensacados" há tempos perdidos, onde a palavra "emenda" deixou um rasto de desanimo ... sim, estive muito perto de deixar estar ... afinal é só uma almofada que vai estar no cadeirão na cozinha ... quem se importa se o Ne destoou? 

  Mas e depois? Sempre que alguém olhasse para a fronha da almofada, lá vinha a incómodo que o erro provoca, mesmo que não reparassem ... eu dizia !! Mil vezes a explicação repetida ... Um Ne não vale tanto, desmanchei e pronto ... não se fala mais no assunto. 

   E no fim de alguma espera pela máquina de costura ...  agora cose umas rendinhas e porque não uns botões ? - adoro botões, até fiz as casas à mão - e depois descose uma das rendinhas, que já cheirava a exagero ... :)  ei-la pronta !!  Gosto tanto de a ver ...

Home of a needleworker!  é mesmo isto :)






    Fiquem bem !!
    Bons trabalhos ... e ah! .... sejam felizes ;)

   

   
    

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Fralda para uma princesa ...

    Ultimamente tem sido sempre a "despachar" trabalho  ... bem, "despachar" não é o termo correcto, porque "depressa e bem, não há quem ..." mas, se há semanas em que o trabalho não descola das mãos e os serões são curtos, há outras em que o trabalho rende ...e os dias ... e os serões, se prolongam sem nos cansarem. É o que tem acontecido. 
   Tenho andado no ponto cruz e no crochet. O crochet não está no topo da minha lista de preferências, mas também não me desmotiva e quando tem que ser, que seja com entusiasmo. Este picot, foi o casamento de duas "amostras"  diferentes  e até gostei do resultado. Os pom-pons são fáceis de fazer, aqui podem ver como se fazem. 

     A fralda é para uma menina - nota-se  que sim :) . 
     
    





    Fiquem bem
    Bons trabalhos e boa semana!!

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Meia rato ... rato meia ... :)

    Desde há uns tempos para cá, que faço muitos dos presentes que ofereço. No entanto, é mais difícil encontrar o presente certo para o sexo masculino ... sem a menor dúvida! Mas, pensado um pouco também se chega lá. E foi o que aconteceu com estas meias, primeiro eram para ser umas meias grossas cinzentas ... sem graça; depois encontrei a lã mais clara e pensei em misturar os dois tons; e por fim veio a ideia dos olhos e das barbas do ratinho - acho que é um rato ?! .
    Está feito, está entregue ... e foi divertido fazer este trabalho! 
   Estamos quase no Verão e eu continuo a fazer meias, já tenho outras nas agulhas - um pedido especial de uma querida amiga - e ainda outras à espera de vaga nas agulhas :)  

   Cá estão elas ... gosto muito! :)


Bastou umas cruzes e uns bigodes e ficaram, mais divertidas  ...


Fiquem bem!
Bons trabalhos ...


   

sexta-feira, 31 de março de 2017

Era, mas não sei se será ... :)

     Era para ser uma almofada!
    Já andava com esta ideia há que tempos ... preciso dela para o cadeirão da cozinha, onde gosto de me sentar e ficar a bordar ... o sol entra pela janela e é muito reconfortante, é o meu canto preferido o meu momento  hygge , como dizem os dinamarqueses e que ultimamente tem sido divulgado por cá. Boas ideias são sempre bem vindas!! Neste caso, também temos o conceito, talvez com outro nome ... talvez nem tenha nome, não importa, a verdade é que também gostamos de ficar à lareira a ouvir o som das chamas;  a ver o mar  ...  a sentir o sol a bater na cara :)

   Mas era para ser uma almofada, dizia eu, porque depois de feito, fiquei na dúvida e já lhe arranjei outros destinos ... talvez a tampa de uma caixa; talvez uma capa ... ou uma bolsa, não sei ...  por enquanto fica em espera para ir para a máquina de costura, tenho tanta "coisa" á espera da máquina de costura ... 
    Normalmente costumo partilhar os esquemas no facebook, mas neste caso não tenho, foi feito a partir de uma fotografia de outro trabalho, os pontos foram contados com dificuldade e não garanto  que não haja alguma "criatividade"  no percurso ... se é que me faço entender :)

    

    E porque está o "Ne" mais escuro? - perguntam vocês ... pois, também reparei agora na foto, já fui ver ao vivo e a cores e no tecido quase não se nota, mas a verdade é que, por lapso, a linha é diferente e a foto realçou esta diferença. 
    Agora que reparei, agora que já sei ... não conseguiria "viver"  - exagero :) - com um "Ne" a destoar.
    Volta para trás e desmancha!!  

    Fiquem bem!
    Bom fim de semana e bons trabalhos ...
    

terça-feira, 21 de março de 2017

Capa para o tablet

 - O professor disse que, se os pais deixarem, podemos levar o tablet  para a escola.
Sim, cá em casa os pais deixam, desde que seja aquele velhinho, já com a bateria a dar as últimas :) 
- Precisa de uma capa ...
- A capa é mais cara do que o tablet ... não vale a pena ...
- Podes fazer uma ...
- Posso ...

     A convicção da promessa não foi grande, mas ficou gravada e já não foi mais esquecida :) Todos os dias falava no assunto. Confesso que não sabia bem por onde começar, nem como a fazer, pois tinha vários requisitos ... e o principal é que tinha que servir de suporte para ficar levantada. Estava sem ideias!
     Na  loja do chinês vi folhas de EVA,  na papelaria vi folhas de cortiça ... está feito pensei! São dois materiais com os quais nunca tinha trabalhado. A cortiça é muito mais frágil do que tinha imaginado que fosse, mas neste caso foi colada num material mais resistente e já não sai dali. Entre a cortiça e o EVA tem cartão, para dar mais resistência e ainda uns cortes de cartão extra para dar algum relevo por dentro - dá para ver na foto.
     Fiz uma primeira versão, que foi para o lixo - não ficou bem ... esta, ficou melhor, mas está em fase de teste, para ver quanto tempo dura :)  se se estraga com facilidade ... se a cola aguenta ... Cosi algumas partes à máquina, mas como nunca trabalhei com estes materiais, não sei como vai ser a reacção, se o ponto da máquina vai cortar os materiais ... até agora tudo perfeito ...
     Se alguém quiser deixar dicas ... eu agradeço ... :)

Brilhos .... muitos brilhos .... :)


O interior .... dá para ver os relevos.

Prontinha a funcionar :)

     Agora vamos ver se resiste : a pesquisas concorridas e partilhadas nas aulas; a recreios animados por corridas, saltos, puxões e a abandonos temporários por onde a sorte mandar  ...  Justiça lhe seja feita: é uma menina responsável ... mas .... lembro-me bem de quando tinha a idade dela ... :) :)

    Fiquem bem!
    Bons trabalhos!
    Por aqui a tarde promete ser intensa e produtiva ...  até há bolo de chocolate ... :)