Mostrar mensagens com a etiqueta Sacos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sacos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 18 de junho de 2020

O saco das costuras


Seria de esperar que, nos tempos que correm e com a reclusão a que estamos sujeitos, houvesse mais tempo livre para ocupar. Nos meus sonhos seria assim e a produção de home made by Teresa  iria disparar para níveis nunca antes visto :)  
Mas não foi! A palavra  "mãe, mãe ... maimmmm "  é frequente, eu gosto e rendo-me a ela ... 

Se para fazer um trabalho demora ... publica-lo no blog, ainda demora mais,  a partilha não é urgente ... e vai sendo adiada.

Mas vamos ao que interessa :))

Precisava de um saco para as costuras, tenho caixas, caixinhas, saquinhos ... mas um saco de tamanho razoável onde coloque tudo e esteja sempre à mão ... não tinha.


O bordado já estava feito  ...  e num destes dias, enchi-me de coragem e  duma volta fiz o saco ... e desmanchei no dia seguinte ... Voltou a ficar em "espera" até ter coragem para lhe mexer novamente e acaba-lo. No fim de pronto, passei a ferro e ficou a aguardar  a sessão fotográfica ... que também demorou. Até que o coloquei a uso ... e se tem dado jeito! 

Finalmente as fotos!! Já não é o saco engomadinho dos primeiro dias, mas acho que dá para ver ... 




Eu gosto particularmente do bordado .. quando encontro algum bordado que gosto e sinto vontade de o fazer, faço. Nem sempre com um objectivo definido. Assim, tenho alguns em reserva para trabalhos futuros :)




A parte de trás do saco, tem duas algibeiras, dá jeito para guardar uma agulha de tricot ou tesoura enquanto se faz um trabalho.




E por dentro ... gosto do forro ...  mas falta fazer um organizador para ficar tudo em ordem e no sítio certo, o saco ainda é grandote e muita coisa lá dentro, facilmente se instala o caos, mas isso fica para outras costurices  ... :)




Agora o saco antes das costuras que o fecham, para o caso de alguém querer fazer e não saber por onde começar. É simples ...!! 





Gosto muito do meu saco, mas sei que sou suspeita ...  ;)


Fiquem bem!!
Boas costuras 






segunda-feira, 27 de abril de 2020

O saco das compras!

Era para ser um presente para oferecer na Páscoa, com as amêndoas lá dentro ... Tinha que ser um bordado simples porque foi pensado em cima da hora e já não dava tempo para projectos elaborados. Feito o bordado, não encontrei o tecido  que queria usar ... também não tinha cordão para fechar o saco e a ganga que tinha era demasiado escura. Desisti do presente e do projecto.

Mas, fins de semana de quarentena e fechada em casa dá nisto ...  fui buscar umas calças velhas e improvisei. Encontrei um tecido com borboletas que me foi dado numa troca de blogues há já alguns anos, o cordão foi substituído temporariamente por trapilho e ... problema foi resolvido! Não vou oferecer um trabalho feito de calças velhas :) também já não vai a tempo da Páscoa ... este fica para mim e vai ser o meu saco para as pequenas compras,  vai também servir de molde para outro que quero fazer, esse sim, feito de um tecido mais fino, para que fique mais pequeno ... bem mais pequeno ... e para que possa servir também de posta-chaves. Depois mostro !!





O saco das compras fica escondido dentro de um saquinho.



Parece encolhido, mas é da foto .... :) esta é a parte de trás do saco.



Tem um bolso com um fecho para levar o dinheiro das compras e as chaves de casa ... pensei em tudo :)




O padrão do tecido às borboletas, não seria a minha primeira opção, mas não desgosto .












E agora o saco antes de ser cozido, só para perceberem como foi feito




Fiquem bem e com saúde!!
Boas costuras!!




sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Almofada com caroços de cereja ... para as dores ... :(

    Desde que fiquei em casa e passei a ser mãe a tempo inteiro  ... como se fosse possível ser mãe a meio-tempo ... :) que prometo a mim mesma : " no primeiro dia de aulas, vou tirar férias!" ... claro que isso nunca acontece, porque há uma lista enormíssima de tarefas em stand by, a aguardar o início das aulas para serem realizadas ... eles já vão sendo crescidos e já não atrapalham muito as tarefas do quotidiano, mas existem arrumações que não me atrevo a fazer com a malta cá em casa .

    Entretanto, eles, num misto de ansiedades por rever colegas e  por enfrentar rotinas mais exigentes, lá foram ... felizes, digo eu, porque não reclamaram e até acordaram cedo mas sem nunca o admitir :)
    Eu, também retomei algumas rotinas que não consigo manter com os miúdos em casa ... acabei este saco, fiz um outro saco para guardar o lanche- que ainda não fotografei pois já foi para a escola, mas vou fotografar no fim de semana  -  e estou a acabar uma bolsa de costura ...
   Também tenho um pedido muito especial para fazer umas coisinhas muito mimosas ... daquelas que se fazem apenas por gosto :) E quero muito começar a pensar nos presentes de Natal ...
     Assim, já tenho muito com que me entreter nos próximos tempos.

    Este trabalho é uma pequena fronha para uma almofada de caroços de cereja ...  que se aquecem para aliviar  as dores ... os caroços guardei-os do tempo das cerejas ... o bordado da chave, estava começado há muito tempo, e foi um trabalho que desisti dele por  achar que não ia ficar bem na capa para a qual se destinava ... agora, foi só terminar e coser à máquina, tarefa que confesso, dispenso, mas quando tem que ser, é para fazer. Assim, aproveitei que tinha de fazer uma outra bolsinha e costurei tudo de seguida. Ainda tenho algumas dúvidas quanto ao picôt de crochet ... estou muito tentada a desmancha-lo ... a ver vamos. Esta almofada de caroços é para as dores da velha, que já se queixa ... e é por isso que os "quarentas" são a idade do Condor ... com dor aqui; com dor ali .... :)
    

    Reparei agora, que não tenho uma foto da parte de trás, mas é muito simples, tem uma abertura a 1/4 da altura que fecha com um velcro.


       Fiquem bem, bons trabalhos e bom fim de semana ...

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Gangas: flores em modo denim :)

    Ontem deu-me para "isto" :)
    Dei folga ao ponto cruz ... não sou a maior entusiasta de ponto cruz deste mundo, por isso a vontade de o fazer, tão depressa vem ... como vai ... Mas o trabalho que tenho em mãos é mesmo para acabar ... e verdade seja dita, está quase pronto ... 

    Gostei muito de fazer estes rolinhos de ganga :) fiquei com muitas ideias ... 
    É bom experimentar coisas novas, abre os horizontes, quebra rotinas e ciclos viciosos. As férias são quase como o fim do ano, que muitas vezes funciona como fim de ciclo, em que se promete que tudo vai mudar ... eu não sou muito entusiasta desse espírito de mudanças:) diz-me a experiência que não funciona assim ... a mudança acontece quando nós trabalhamos para ela, seja em que altura for. Mas este ano, talvez contagiada por projectos de mudança de outros :) também a mim me apetece que o mês de Setembro traga novidades ...  






    Cá está ela ... a mochila sem graça que ainda ontem estava dentro de um saco com destino incerto  e hoje já foi à praia :) ... Sim, porque ter miúdos pequenos, carregar toalhas, lanchinhos ... e sei lá que mais, num saco ao ombro ... é dose ... e as minhas costas, já não são o que eram :)


    E agora uma nota: como por engano apaguei o post  em que mostrava uma cesta personalizada com flores  ... aqui fica uma vez mais a foto, só para não perder o registo :) 



Fiquem bem :)
Boas férias, para quem está de férias ... para quem não está ...que  fique bem na mesma :) 


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Passo a passo - saco forrado (taleigo)

    O prometido é devido e eu já estava a sentir-me em falta ... E porque ás vezes me esqueço de como me divirto a fazer estes pequenos trabalhos, e porque não é uma obrigação, deixo passar muito tempo sem lhes tocar ... mas tinha dito no blogue que estava a preparar o passo a passo e não queria faltar à palavra. Já estava tudo mais ou menos preparado, só faltava mesmo fazer ... ontem à tarde enchi-me de coragem - porque só é preciso coragem para começar :) e terminei !! O difícil depois é largar ... fico sempre a achar que falta qualquer coisa. Se a ideia de início era pegar em dois restos de tecido e fazer o saco ... depois vão vindo as ideias ... um tecidinho diferente para fazer o fundo ... fazer um cordão torcido para fechar ... e sem um bordadinho ... ou dois ...  não tem graça nenhuma! Pronto!! ... ontem quase que não se janta nesta casa :) mas acabei ... 





Como fazer um saquinho forrado?
Não sou costureira profissional ... mas vou dar o meu melhor! :) Vão ver como é muito fácil.
Aqui fica o passo-a-passo, muitas meninas que passam por aqui já o sabem concerteza, mas para quem tem dúvidas, espero que seja útil.


1º - cortar dois rectângulos  de tecido: cortei a "olho" - esqueci-me de tirar as medidas, mas a avaliar pelo tapete de corte - o mais pequeno tem  32 cm por 13 cm e é para o forro; e o maior tem  44 cm por 13 cm e é para o exterior. O saco é maior do que o forro, porque vai fazer uma volta para dentro, para quando o saco estiver fechado não se ver o forro ... se for confuso, já vão perceber mais à frente.

Se quiserem fazer um bordado ou aplicação no saco ... façam-no nesta etapa ... :)




2º - Juntar os tecidos, direito do forro voltado para o direito do tecido do saco e coser os topos.


3º - Dobrar  o rectângulo de tecido ao meio unindo as costura, de modo a que o forro fique para um lado e o saco para o outro e coser as laterais. Deixar uma abertura no forro para depois voltar o saco do direito. Colocar alfinetes de modo a que as costura fiquem certinhas e não saiam do lugar enquanto se cose. Eu coloco sempre um de cada lado da costura, como mostra a imagem.

   













Quando se oferece uma lembrança feita por nós, o que conta é o carinho da oferta, mas se as costuras e os acabamentos forem perfeitinhos, melhor! :)





4º - Com o ferro, abrir SEMPRE as costuras, vai fazer toda a diferença na qualidade dos acabamentos.



5º  Voltar o saco do direito pela abertura que se deixou na costura do forro e coser  à mão a abertura com o ponto escondido - ponto invisível.



6º  Voltar o forro para dentro do saco. Como o tecido do saco é maior que o do forro, vai dar
para, que parte do tecido do saco volte para dentro do mesmo, para fazer a abertura do saco.



7º Para depois colocar os cordões que fecham o saco, fazer uma costura em cima da costura que une o forro ao saco. Depois fazer outra paralela a esta.



8º Depois é só abrir um bocadinho das costuras laterais e com a ajuda de um alfinete introduzir os cordões ...

  










9º  E está pronto ... a não ser que pensem o que eu pensei, "que feiozinho fica o meu saco sem uma aplicação ou bordado" :( e depois do saco pronto, resolvam ir bordá-lo ...desaconselho vivamente, pois dá o dobro do trabalho ... mas se tiver que ser ... que seja! :)



Bom trabalho!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mochila

Já há bastante tempo que tinha metido na cabeça que havia de fazer uma mochila. 

Comecei por cortar o tecido e assim ficou muito tempo, outras coisas se meteram pelo meio. Depois cosi a mochila, e assim ficou mais outro tanto tempo ... depois queria colocar os ilhoses, mas não encontrava ninguém que os colocasse com o tamanho que eu queria ... (e acabaram por ser mais pequenos ... ) Tantas difilculdades incentivaram à desmotivação. Finalmente pronta, tirei-lhe as fotos, mas nem essas  a favoreceram. 

Hei-de fazer outra mochila, já tenho o tecido comprado e o desenho na cabeça, mas sem pressas ... não foi dos trabalhos que mais entusiasmaram a velha ... mesmo assim já tem destino traçado e função atribuída, aqui no atelier nada se desperdiça !



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Saco Grande ...Enoooorrrrme :))))

    Este saco de praia tinha dois pré-requisistos para ser feito: ser grande e ser simples. Grande é ele, muito grande, tão grande que para não ficar desajeitado a Velha colocou-lhe uma prega em cima - para disfarçar o tamanho - e fez-lhe o  fundo bastante largo. Quanto à simplicidade, acho que está bem simples ... a primeira versão tinha uma flor bem exuberante, para compensar  ... depois veio a segunda versão com muitas flores, umas grandes, outras pequenas ... e finalmente a versão definitiva com apenas uma flor de cada lado.
    Ao vivo e a cores parece-me bonito, mas ao ver a foto falta-lhe a cor da praia, do mar e do sol ... no entanto  gosto muito do formato, porque cabe lá tudo ... e fica jeitosinho ao ombro ... é assim do tipo que tanto dá para a praia como para a mercearia ... ehehehe ...